Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biografias

Biografias

Biografia é o gênero textual responsável por contar a história de uma pessoa, geralmente personalidades da ciência, política, cultura e esporte.

Biografia é um gênero textual utilizado para contar a história de uma pessoa. Esse tipo de narrativa aborda os aspectos pessoais do personagem biografado e também o contexto social no qual se insere. A origem do termo biografia vem da junção das palavras gregas bios (vida) + graphein (escrever).

Textos biográficos são marcados pela narração e seguem a ordem cronológica dos acontecimentos da vida da pessoa biografada. A biografia tradicional é escrita em terceira pessoa, já que se trata de uma história contada por um escritor que não participa dos eventos narrados. No entanto, há uma variação do texto biográfico em que o próprio personagem conta sua trajetória, trata-se da autobiografia.

Leia também: Chico Mendes: a biografia desse importante ativista ambiental

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biografias e seus personagens

É comum que o leitor relacione a escrita de biografias com pessoas famosas, já que a narrativa da vida de personalidades de diferentes áreas atrai a curiosidade e gera procura. No entanto, pessoas comuns também são frutos de textos biográficos – alguns com fama internacional.

Anne Frank é um exemplo de como a autobiografia de uma pessoa anônima pode trazer um relato histórico importante. Publicado postumamente, a obra mundialmente conhecida conta com os diários da garota judia que foi morta após vivenciar os horrores do holocausto.

No Brasil, uma moradora da favela do Canindé, em São Paulo, levou ao público a visão crua e dolorosa da realidade da mulher negra, sem estudo e mãe solo na sociedade paulistana do século XX. Publicado em 1960, Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada é a reunião de aproximadamente 20 diários escritos por Carolina Maria de Jesus, catadora de lixo que conheceu um jornalista que enxergou nela a importância social de haver a publicação dos relatos do ponto de vista da personagem.

Quarto de Despejo - Diário de Uma Favelada” é uma obra recorrente na literatura obrigatória de diversos vestibulares pelo Brasil, o que mostra a importância que biografias e autobiografias têm para entender as diferentes realidades sociais.

Veja também: O drama de Anne Frank

Como escrever uma biografia?

Uma biografia exige do escritor a pesquisa profunda sobre a vida de quem será o personagem da história. A base do texto biográfico começa, geralmente, com o estudo de materiais disponíveis (textos, livros, programas radiofônicos ou televisivos, filmes e outros).

Além da pesquisa em materiais, outra forma que auxilia muito os biógrafos – autores de biografias – é a realização de entrevistas. Steve Jobs, fundador da Apple, teve sua trajetória retratada no livro com seu nome, obra escrita por Walter Isaacson com base em informações de cerca de 40 entrevistas com o próprio personagem e pessoas que o conheceram.

É importante que o leitor entenda claramente cada etapa da vida da pessoa retratada em uma biografia e consiga entender o contexto social (época, costumes, influência da política e dos acontecimentos históricos) nos episódios narrados.

A introdução de uma biografia resume quem é a pessoa biografada. Os dados fundamentais de uma biografia são nome, locais e datas de nascimento e falecimento (se for texto póstumo) e o que motiva a escrita de um texto biográfico (profissão, participação em algo importante, representatividade etc).

Após a apresentação, o texto segue com a divisão pelos tópicos que marcam a trajetória da pessoa, como nascimento e/ou infância, profissão, importância social, legado, participação em algum período histórico específico, obras, fim da vida e morte, curiosidades e outros pontos que possam servir de marcações temporais na biografia e facilitam a leitura e localização na cronologia da pessoa.

Tipos de biografia

O texto biográfico pode ser classificado em três principais tipos:

  • Biografia: texto que conta a vida de uma pessoa (famosa ou não) e é escrito em terceira pessoa com base em pesquisa e/ou entrevistas. Tende a ter menor envolvimento emocional do autor com a narração.

  • Autobiografia: texto escrito pela própria pessoa a ser retratada na biografia, ou seja, narrativa em primeira pessoa. Costuma trazer certa carga emocional e visão pessoal para a narrativa.

  • Minibiografia: resumo biográfico para um material específico, como a parte interna de livros, servindo como apresentação do autor; apresentação de um entrevistado, independente da mídia; contextualização de uma personalidade em uma peça publicitária para justificar sua propriedade no assunto etc.

O Mundo Educação é fonte de pesquisa para estudantes e também para quem deseja conhecer mais sobre diversos assuntos. O canal Biografias é o local certo para você conhecer mais sobre diferentes personalidades. Mergulhe na trajetória de personagens importantes da política, filosofia, sociologia, cultura e outras áreas no canal Biografias do Mundo Educação!

Biografias podem ser escritas em primeira ou terceira pessoa.
Biografias podem ser escritas em primeira ou terceira pessoa.
Publicado por: Lorraine Vilela Campos

Artigos de "Biografias"