Abacaxi

Símbolo dos países de clima tropical, o abacaxi é originário da América do Sul; mais especificamente, da região sul do Brasil. O mesmo também é conhecido como ananás, tanto na língua portuguesa como na espanhola. A fruta possui uma grande aceitação em todo o mundo.

O abacaxi é um fruto revestido por uma casca áspera, formada pela união das brácteas e sépalas das flores da planta. Devido ao fato da casca da fruta ser áspera e espinhosa, é comum na gíria brasileira o emprego da expressão “descascar um abacaxi” para designar a resolução de um problema ou situação difícil. A “coroa” do abacaxi, o que lhe confere o título de “rei dos frutos” é, na verdade, um tufo de folhas resultante do tecido meristemático apical que a planta apresenta. Sua polpa é suculenta, de sabor ácido e doce.

A fruta é uma ótima fonte de vitamina C, importante para aumentar a resistência do organismo contra algumas doenças, além de ser rica em Cálcio, Ferro, Fósforo e Magnésio. Seu xarope é indicado para combater a bronquite e o chá de sua casca é eficiente no combate a processos inflamatórios.

O abacaxi pode ser consumido in natura, além de ser utilizado na fabricação de sucos, doces, geléias, vinhos, licores, vinagres, xaropes e sorvetes. Compostos químicos, como o ácido cítrico e o ácido málico, por exemplo, também são subprodutos da industrialização do abacaxi.

Os maiores produtores da fruta são os Estados Unidos, Brasil, Malásia, Formosa, México e Filipinas. No Brasil, entre os principais Estados produtores, podemos citar a Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Abacaxi
Abacaxi
Publicado por: Tiago Dantas

Assuntos Relacionados