Algas unicelulares

As algas são organismos que, na atualidade, são classificados como pertencentes ao Reino Protoctista, assim como os protozoários. Isso porque o referido grupo abriga aqueles seres vivos cuja classificação, baseada em relações de parentesco, ainda não foi bem elucidada.

Encontradas predominantemente em ambiente aquático, mas também em solo úmido; as algas podem apresentar somente uma ou várias células. Neste primeiro caso, a maioria de seus representantes constitui o plâncton, mais especificamente o fitoplâncton.

Como já temos em nosso acervo o texto “Algas multicelulares”, aqui trataremos somente das unicelulares, que são classificadas da seguinte maneira:

- Filo Bacillariophyta. Abriga as diatomáceas; encontradas predominantemente em ambiente marinho, mas também habitando lagos de água doce. Elas possuem clorofila a e c e carotenoides. Além disso, armazenam óleos e sua parede celular contém dióxido de silício, formando uma carapaça: a frústula. Graças aos óleos que armazenam, podem flutuar. A coloração desses organismos varia entre o dourado e o marrom.

- Filo Chrysophyta. Abriga as algas douradas, também chamadas de crisofíceas; encontradas em água doce ou salgada. Elas, em sua maioria, são unicelulares; mas há espécies contendo mais de uma célula. Tais organismos possuem clorofila a e c e xantofilas e, além disso, armazenam óleos e também uma substância chamada crisolaminarina. Sua parede celular contém celulose, sendo que algumas espécies também apresentam dióxido de silício. A coloração desses organismos é dourada.

- Filo Dinophyta. Abriga os dinoflagelados, encontrados em ambiente marinho e de água doce. Eles possuem clorofilas a e c e carotenoides; e armazenam amido e óleos. Sua parede celular contém celulose, e, em alguns casos, ela forma uma armadura, chamada lórica. Esta, por sua vez, pode conter sílica em sua composição. Tais organismos também possuem dois flagelos, auxiliando sua locomoção, que é feita por meio de rodopios sobre seu próprio eixo. A coloração é vermelha, brilhante.

- Filo Euglenophyta.
Abriga os euglenoides, típicos de água doce. Eles possuem clorofilas a e b, além de carotenoides; armazenam paramilo e a parede celular está ausente. No entanto, possuem uma película flexível e resistente e, geralmente, dois flagelos; auxiliando na locomoção. A coloração desses organismos é geralmente verde. Em algumas classificações, tais organismos são considerados protozoários.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Diatomáceas: algas unicelulares do Filo Bacillariophyta.
Diatomáceas: algas unicelulares do Filo Bacillariophyta.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados