Ameixa

Ameixa
Ameixa

A ameixa é o fruto da ameixeira, pertencente à família das rosáceas. De acordo com o local onde é cultivada, a ameixa autêntica (Prunus domestica) recebe denominações variadas. O abrunho (Prunus insititia), por exemplo, difere da ameixa autêntica por apresentar um formato esférico e uma cor violeta escura.

A ameixa possui uma enorme quantidade de fibras, maior até do que qualquer outra verdura ou fruta. Ela também é rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas do complexo B, importantes para evitar problemas de pele e reumatismo. Devido ao seu poder laxativo, é indicada nos casos de prisão de ventre, no entanto, se consumida em excesso, pode haver certa irritação dos rins. Além disso, a fruta é muito usada em dietas devido o seu baixo teor calórico: 36 calorias.

Por conter um alto teor de açúcar, a ameixa seca possui uma quantidade de calorias significativamente maior do que a ameixa comum. Entretanto, também possui importantes nutrientes para a saúde: ferro, zinco e potássio, que auxiliam o controle da pressão sanguínea, além de melhorar a saúde dos ossos.

Como já foi afirmado, existem muitas espécies de ameixas, que variam conforme seu formato, cor, sabor e textura. O principal indicador de que a fruta chegou à fase de maturação é a diminuição da firmeza da fruta, que se torna mais macia. As ameixas podem ser consumidas in natura, além de serem utilizadas na fabricação de doces, geléias, bolos e tortas; seu período de safra que vai de dezembro a fevereiro. No Brasil, a fruta é cultivada nas terras do baixo São Francisco, em Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados