Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Sistema Genital Feminino

Sistema Genital Feminino

O sistema genital feminino é constituído internamente por dois ovários, duas tubas uterinas, ovidutos ou trompas de falópio e o útero. A vagina é um canal com abertura para o exterior do corpo, comunicante com a vulva ou pudendo.

Os pares de ovários, com morfologia arredondada e diâmetro médio de 4cm, responsáveis pela formação e maturação de gametas e produção de hormônios (estrógeno e progesterona), seguem disposição bilateral.

As tubas uterinas captam e transportam os óvulos (ovócitos primários) expelidos do ovário durante a ovulação. Nesse transporte, os óvulos são recepcionados inicialmente pelas fímbrias do oviduto (estrutura filamentosa), voltadas para a cavidade peritoneal. O conduto da tuba é um órgão oco e musculoso, que desemboca na cavidade do útero. Em sua parte terço lateral normalmente ocorre a fecundação.

Localizado entre a bexiga e o reto, posiciona-se o útero, também um órgão oco em forma de pêra, cuja função é receber o ovo ou zigoto, alojando o desenvolvimento do embrião.

A partir da base ou colo do útero, projeta-se a vaginal. Esse órgão, além de receber o pênis durante a relação sexual, também conduz a secreção menstrual e permite, com sua elasticidade, a dilatação que proporciona o nascimento do feto na ocasião do parto.

No limiar da vagina com a vulva, situa-se o hímen, uma extensão de tecido epitelial proveniente da vagina, formando uma membrana que depois de rompida com a primeira relação sexual, indica a situação deflorável do organismo feminino (aspecto, puramente social).

A vulva, órgão externo da genitália, é formada por pequenos e grandes lábios (dobras de tecido adiposo protegendo a abertura da vagina) e o clitóris, apêndice sensível, é formado pela junção dos pequenos lábios na porção superior da vulva.

No organismo feminino, diferente do masculino, o sistema genital não compartilha alguns órgãos com o sistema excretor, assim, na vulva também há um orifício para o sistema excretor (urinário), a abertura da uretra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Estrutura anatômica do sistema reprodutor feminino.
Estrutura anatômica do sistema reprodutor feminino.
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados