Araçá

O araçá é uma fruta da mesma família da goiaba, por isso apresentam semelhanças.
O araçá é uma fruta da mesma família da goiaba, por isso apresentam semelhanças.

Fazendo parte da mesma família da jabuticaba e da goiaba (família Mirtacea), o araçá é uma fruta que possui espécies variadas. O nome araçá vem do tupi e significa “planta que tem olhos”, em alusão às suas sépalas, que dão a aparência de um olho no fruto. É uma planta arbustiva, cujo fruto tem o sabor bem parecido com o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e com perfume mais marcante. Existem diversas espécies de araçá, sendo as mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pera, o araçá-rosa e o araçá-piranga.

O araçá é uma fruta pequena, arredondada, com sementes, e a cor de sua polpa varia de acordo com a espécie.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O araçá tem sua madeira utilizada na construção civil, cabos de ferramentas, lenha e carvão. Seus frutos são de cor vermelha, atraem a fauna e podem ser consumidos in natura ou na forma de doces, geleias ou sucos. Pode ser encontrado desde a Bahia até o Rio Grande do Sul e possui grandes quantidades de vitamina A, B e C, além de proteínas e carboidratos. O óleo retirado de suas folhas é empregado como antidiarreico e antibiótico, por apresentar forte atividade contra bactérias. Suas raízes são utilizadas como diuréticas e antidiarreicas.

O araçá pode ser utilizado também para a recuperação de áreas degradadas, pois tem crescimento rápido e atrai a fauna. Sua frutificação ocorre na primavera e no verão.

Assuntos Relacionados