Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Animais
  4. Ararinha-azul

Ararinha-azul

A ararinha-azul é um animal que atualmente está extinto na natureza, sendo encontrada apenas em cativeiro.

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma espécie que pertence ao grupo dos psitacídeos, mesmo grupo de papagaios e periquitos.  Essa espécie distingue-se da arara-azul pelo seu tamanho, ela possui aproximadamente 57 cm, enquanto a arara-azul chega a até 1 metro.

Apresenta corpo azul, cabeça azul-acinzentada, íris amarela e bico negro. Esse animal alimenta-se de frutos e algumas sementes. Sua reprodução ocorre no período chuvoso.

Habitava o ambiente da caatinga, principalmente na região do vale do Rio São Francisco, onde foi avistada voando pela última vez em 2000. Hoje é uma espécie considerada extinta na natureza de acordo com a lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), sendo encontrada apenas em cativeiros ao redor do mundo.

Acredita-se que sua extinção na natureza foi causada principalmente pelo tráfico de animais e destruição das áreas de caatinga pelo desmatamento e queimadas. Acredita-se que em cativeiro existam um pouco mais de 60 indivíduos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Projeto Ararinha na Natureza tem por objetivo reproduzi-las em cativeiro para que possam ser soltas na natureza novamente. A reprodução acontece em cativeiros autorizados e espera-se que, até 2021, esses indivíduos possam ser soltos. O projeto é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a SAVE Brasil, Funbio e Vale.

Entretanto, é importante salientar que reintroduzir uma espécie na natureza é um trabalho bastante complicado. Aquele ambiente já está há mais de 10 anos sem a ararinha-azul, portanto os outros animais podem não estar preparados para uma competição, assim como as ararinhas. Toda reintrodução deve ser feita com cautela e monitoramento de todas as espécies afetadas.

Na telinha: Recentemente a história da ararinha-azul ganhou as telas de cinemas no filme Rio, em que o personagem (Blu) vem ao Brasil para tentar a reprodução e salvar a espécie. Vale a pena conferir!

A ararinha-azul só pode ser encontrada em cativeiro
A ararinha-azul só pode ser encontrada em cativeiro
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados