Anfisbenas

A anfisbena, conhecida popularmente como cobra-cega, é classificada como réptil e possui como principal característica seu hábito fossorial, ou seja, escavador e carnívoro.

A anfisbena, conhecida popularmente como cobra-cega, é classificada no grupo dos répteis e possui como principal característica seu hábito fossorial, ou seja, escavador.

Com hábitos carnívoros, este animal escamado se alimenta de pequenos invertebrados, larvas, vermes e até pequenos mamíferos, que aparecem em seus túneis - locais estes no qual passa a maior parte de sua vida - escavados com auxílio do crânio duro e corpo alongado.

Possui este “apelido” por possuir olhos bem pequenos ou ausentes, extremidades semelhantes e capacidade de se movimentarem para frente e para trás com a mesma habilidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia – ciência esta que estuda os répteis e anfíbios, são conhecidas no Brasil, atualmente, 61 espécies de indivíduos da família Amphisbaenidae, limitados às regiões tropicais e subtropicais do mundo.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Anfisbena: um réptil da família Amphisbaenidae.
Anfisbena: um réptil da família Amphisbaenidae.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados