Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Origem da vida
  4. O que é biodiversidade?

O que é biodiversidade?

A biodiversidade, do grego bios= vida, ou diversidade biológica, é um termo que foi criado no ano de 1980 pelo ambientalista Tohmas Lovejoy, mas foi utilizado pela primeira vez pelo entomologista E. O. Wilson no ano de 1986.  Esse termo faz referência à grande diversidade de seres vivos presentes em um lugar, região ou país, ou seja, em nosso planeta. Temos a diversidade biológica (diversidade orgânica e ecológica), que faz referência à riqueza e à variedade de flora, fauna, fungos, micro-organismos, e a variedade genética, que tornou possível a adaptação de seres vivos em diversas regiões do planeta.

O enfoque para a palavra biodiversidade foi dado no ano de 1992, quando aconteceu no Brasil a Eco-92, que reuniu chefes de estado, cientistas e pessoas da sociedade civil de todo o mundo. Nesse evento ficou firmado a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) que define biodiversidade como sendo a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte. Compreende ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

A biodiversidade pode ser classificada em três grandes níveis:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Diversidade genética: os indivíduos de uma mesma espécie não são geneticamente iguais entre si. Cada indivíduo é único e possui uma combinação de genes que determina seu tamanho, cor e demais caraterísticas. Graças à diversidade genética, o planeta Terra possui uma grande variedade biológica.

- Diversidade orgânica: nesse nível de classificação, todas as espécies de seres vivos são classificadas de acordo com sua evolução e suas características. Seguindo esse pensamento de classificação, cientistas acreditam que possam existir de 10 a 30 milhões de espécies em nosso planeta.

- Diversidade ecológica: os indivíduos de uma mesma espécie formam populações, que formam comunidades, que formam ecossistemas, que formam um bioma. Em todos esses níveis há interação entre os indivíduos com outros indivíduos e deles com o ambiente em que estão inseridos. São vários ecossistemas com características únicas e quando eles são ameaçados, todos os organismos vivos que ali habitam também são ameaçados.

É muito importante lembrar que o ser humano também faz parte dessa biodiversidade e que, assim como os outros organismos, também interagem em um ecossistema.

A palavra biodiversidade tem sido muito usada nos últimos tempos
A palavra biodiversidade tem sido muito usada nos últimos tempos
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados