Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Origem da vida
  4. O que é biosfera?

O que é biosfera?

Acredita-se que quando a Terra se originou, ela era um planeta totalmente diferente do que conhecemos hoje. Deduz-se que sua superfície era muito quente, e que não havia a existência de água no estado líquido. À medida que o tempo foi passando, a superfície terrestre foi esfriando, e água líquida foi se acumulando nas depressões da crosta terrestre, dando origem aos primeiros mares e lagos do planeta. O intenso bombardeamento por radiações solares provocou alterações químicas e físicas na superfície do planeta, criando condições para o surgimento da vida.

A partir do surgimento de organismos vivos, além da litosfera (composta pelas rochas e solo), hidrosfera (composta pelas águas) e atmosfera (composta pelo ar), passou a existir também a biosfera, representada pelos seres vivos e pelo local em que vivem. Esse termo foi introduzido na comunidade científica pelo geólogo austríaco Eduard Suess, no ano de 1875, para representar a camada onde há vida, sendo então a biosfera o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, a camada da Terra que contém organismos vivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na biosfera encontramos milhões de espécies de seres vivos, e ela se estende por aproximadamente 8 km, acima da superfície da Terra, desde o topo das altas montanhas, até cerca de 8 km abaixo da superfície dos oceanos, e abrange diversos ecossistemas que podem ser divididos em três biociclos: marinho (ecossistemas de água salgada), dulcícola (ecossistemas de água doce) e terrestre (ecossistemas de terra firme).

A biosfera é a camada da Terra que abrange todos os ecossistemas do Planeta
A biosfera é a camada da Terra que abrange todos os ecossistemas do Planeta
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados