Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Animais
  4. Burros e mulas (Gênero Equus)

Burros e mulas (Gênero Equus)

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Perissodactyla
Família Equidae
Gênero Equus
Espécie Equus asinus x Equus cabalus

Burro é o nome dado ao filhote macho do cruzamento entre o jumento, também chamado de asno ou jegue (Equus asinus), com a égua, ou cavalo fêmea (Equus caballus). Quando se trata de uma fêmea resultante desse cruzamento, falamos em mula.

Como são indivíduos resultantes do cruzamento entre espécies com número de cromossomos diferentes, apresentando número ímpar de cromossomos, burros e mulas tendem a nascer estéreis.

Esses animais se apresentam mais parecidos com os cavalos do que com os jumentos. Eles têm porte que varia do pequeno ao médio, orelhas grandes (mas menores que as dos jumentos) e pelo curto. São muito resistentes, dóceis e com grande capacidade de equilíbrio, atravessando, com agilidade, trilhas estreitas, sinuosas, pedregosas, acidentadas e íngremes. Além disso, possuem a audição bem apurada, grande sensibilidade em seus cascos; e olfato e paladar mais rudes, permitindo com que sejam bem menos seletivos quanto à alimentação.

Graças a esses atributos, tais animais foram amplamente utilizados no transporte de cargas, tais como alimentos e mercadorias; sendo, por isso, tratados como indivíduos de grande estima. Infelizmente, a urbanização e modernização do transporte de cargas fizeram com que esses equinos perdessem seu prestígio, assumindo o sinônimo de atraso.


Curiosidade:

A cria resultante do cruzamento entre o cavalo e uma jumenta é chamada bardoto, tanto o macho quanto a fêmea. Este, também estéril, já apresenta porte menor, e com temperamento mais parecido com o dos jumentos.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Mula: fêmea resultante do cruzamento entre jumento e égua.
Mula: fêmea resultante do cruzamento entre jumento e égua.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados