Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Animais
  4. Cabra (Gênero Capra)

Cabra (Gênero Capra)

Cabras e bodes, geralmente, apresentam barba e cornos.
Cabras e bodes, geralmente, apresentam barba e cornos.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Gênero: Capra


Cabra é o substantivo feminino de bode. Estes animais, quando jovens, são chamados de cabritos. São herbívoros e ruminantes; e, na grande maioria dos casos, tanto os machos quanto as fêmeas apresentam barba e cornos.

Cabras, bodes e cabritos podem pertencer à espécie Capra aegagrus, ou cabra-selvagem, cujo status de conservação, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), é vulnerável; ou serem da espécie Capra hircus, cujos representantes são domesticados. Alguns pesquisadores, no entanto, consideram esta última como uma subespécie daquela: Capra aegagrus hircus.

Independentemente de como representar este último grupo de caprinos, é fato que ele se trata de um dos primeiros a ser domesticado pela nossa espécie, aproximadamente aos 7000 a. C., no Médio Oriente, visando principalmente a produção de alimentos.

Tais animais foram introduzidos em nosso país sob o intermédio dos colonizadores portugueses, franceses e holandeses. Na atualidade, a região que abriga o maior rebanho de caprinos é a Nordeste, destinados principalmente à subsistência.

A criação de caprinos possui a vantagem adicional de se tratar de animais dóceis e que ocupam espaço consideravelmente menor do que outros animais de abate. Além da carne, pobre em gorduras; o leite e seus derivados (queijos, sorvetes, etc.), pele, pelos e esterco também são visados comercialmente.

Cabras vivem em torno de vinte anos, e sua gestação tem duração média de cinco meses.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Assuntos Relacionados