Campos

Esse ecossistema possui formas vegetais bastante variadas, em decorrência da distribuição tanto no norte do território brasileiro quanto no sul.

É mais caracterizado na região norte, com forma vegetal semelhante às savanas (gramíneas baixas), compreendendo o norte do Amazonas, Roraima e Pará, bem como as ilhas do Bananal e do Marajó. Na região sul, se assemelha às estepes úmidas dos campos limpos típicos de áreas temperadas.

Pela formação fitofisionômica é definida como um sistema de transição, devido à especificidade de sua vegetação composta basicamente por grande quantidade de buritis, babaçus e carnaúbas (palmeiras das quais se extraem óleo e cera).

Os campos do Sul são formados principalmente pelos pampas gaúchos, região aplainada de vegetação aberta e de pequeno porte. Suas terras possuem boa qualidade e são amplamente utilizadas para o cultivo de arroz, milho, trigo e soja.

Já os campos do Norte, na fronteira entre a floresta amazônica e a caatinga, caracterizam-se por áreas secas e de florestas dominadas por palmeiras (matas de cocais), onde predomina o extrativismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Vegetação formada por palmeiras.
Vegetação formada por palmeiras.

Assuntos Relacionados