Whatsapp icon Whatsapp

Cangurus

Os cangurus são animais marsupiais que se destacam pelo seu tamanho, seus grandes saltos e a curiosa forma de desenvolvimento de seu filhote.
Os cangurus são animais mamíferos do grupo dos marsupiais.
Os cangurus são animais mamíferos do grupo dos marsupiais.

Os cangurus são mamíferos australianos do grupo dos marsupiais, assim como os gambás e coalas. Eles fazem parte da família Macropodidae, sendo também chamados de macrópodes, que significa “pés grandes”. Nessa família, estão os chamados cangurus e também os wallabies, wallaroos, cangurus das árvores e pademelons.

Características dos cangurus

Os cangurus são animais grandes que apresentam grandes pernas traseiras e pés compridos. Eles usam as pernas traseiras para saltar e utilizam sua cauda para garantir o equilíbrio necessário. Quando se move de maneira mais devagar, utiliza a cauda como uma espécie de quinto membro. As patas dianteiras são pequenas. Os cangurus apresentam hábitos crepusculares e noturnos. São animais herbívoros que se alimentam de uma grande variedade de plantas.

Leia também: Herbivoria

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os cangurus são mamíferos que se destacam por serem marsupiais. Esse grupo peculiar de mamíferos caracteriza-se por garantir o desenvolvimento do embrião no útero da mãe por um certo período de tempo e ter um nascimento precoce do filhote, o qual completa seu desenvolvimento durante o período de amamentação. Na grande maioria das espécies, os indivíduos, após o nascimento, permanecem em uma espécie de bolsa chamada de marsúpio, daí a denominação marsupial.

Vale ressaltar que os filhotes nascem bem pequenos, com cerca de 2,5 cm de comprimento. Esses pequenos filhotes, então, sobem por meio do pelo da mãe até a bolsa. Quando chegam dentro da bolsa, eles alimentam-se do leite da mãe. Eles ficam ali até adquirirem capacidade de explorar o habitat sozinhos.

O canguru permanece no marsúpio logo após seu nascimento.
O canguru permanece no marsúpio logo após seu nascimento.

Os cangurus enfrentam como principais ameaças os seres humanos e os cães selvagens chamados de dingos. Ao perceberem ameaça, os cangurus utilizam seus fortes pés para baterem contra o chão. Em momento de confronto, esses animais, muitas vezes, chutam o predador.

Espécies de cangurus

Costuma-se considerar como cangurus quatro espécies do gênero Macropus. São elas:

Macropus rufus é a maior espécie de canguru.
Macropus
rufus é a maior espécie de canguru.

• Canguru-vermelho (Macropus rufus): Esse canguru destaca-se como sendo o maior entre todos os cangurus e também como o maior marsupial vivente no planeta. O canguru-vermelho pode atingir até mais de 2 metros desde a ponta do rabo até a cabeça e pesar mais de 90 kg. Ele é nativo da Austrália e é encontrado em regiões áridas e semiáridas. Vivem em média 22 anos. Atualmente, está classificado na Lista Vermelha da IUCN na categoria “pouco preocupante”.

Macropus fuliginosus é uma espécie encontrada em diferentes habitat.
Macropus fuliginosus
é uma espécie encontrada em diferentes habitat.

• Canguru-cinza-oriental (Macropus giganteus): Essa espécie de canguru é muito similar ao canguru-cinza-ocidental, sendo, por muito tempo, tratados como subespécies. Eles são encontrados em diferentes habitat, como florestas e pastagens. É uma espécie noturna, vive em grupos e reúne-se em locais onde o alimento é abundante. Atualmente, está classificado na Lista Vermelha da IUCN na categoria “pouco preocupante”.

Macropus fuliginosus é uma espécie encontrada no sul da Austrália.
Macropus fuliginosus
é uma espécie encontrada no sul da Austrália.

• Canguru-cinza-ocidental (Macropus fuliginosus): Essa espécie é encontrada em maior parte do sul da Austrália. Esse animal apresenta um corpo grande e locomove-se em baixa velocidade, utilizando a locomoção por “cinco pés” e saltos bípedes velozes. Atualmente, está classificado na Lista Vermelha da IUCN na categoria “pouco preocupante”.

Macropus antilopinus pode ser encontrado em grandes grupos de até 30 animais.
Macropus antilopinus
pode ser encontrado em grandes grupos de até 30 animais.

• Canguru antilopíneo (Macropus antilopinus): Essa espécie pode ser encontrada em grupos de até 30 animais e é observada em florestas em regeneração, campos abertos e sub-bosques. Atualmente, está classificado na Lista Vermelha da IUCN na categoria “pouco preocupante”.

Curiosidades sobre os cangurus

  • O canguru-vermelho, ao nascer, apresenta um tamanho aproximado de uma abelha.

  • O canguru-vermelho nasce cerca de 33 dias após a fecundação.

  • O maior marsupial existente no planeta é o canguru-vermelho.

  • Os bebês cangurus são conhecidos como “joey” na Austrália.

  • Os cangurus gostam de viver em grupo.

  • Os cangurus podem saltar até 9 metros em um único salto.

  • Os cangurus podem atingir até 30 quilômetros por hora.

  • A cauda do canguru ajuda na locomoção e no equilíbrio.

  • Todas as espécies de canguru sofrem com a caça, sendo esses animais usados para a retirada da carne e também da pele.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Herbivoria
Saiba mais sobre a herbivoria, relação ecológica interespecífica que é boa para o animal, mas prejudicial às plantas.
Mamíferos
Clique aqui e veja quais são as principais características dos mamíferos.
Subclasse Metatheria
Clique aqui e conheça mais sobre os animais pertencentes à subclasse metatheria, muito conhecidos como marsupiais.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.