Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Capilares sanguíneos

Capilares sanguíneos

Capilares sanguíneos são vasos sanguíneos que apresentam um calibre reduzido, e destacam-se por ser locais de trocas de substâncias entre sangue e líquido intersticial.

Os capilares sanguíneos são vasos do sistema cardiovascular que se caracterizam por seu pequeno calibre. É nesses vasos que ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos circundantes. A seguir conheceremos mais um pouco a seu respeito.

Leia também: Tipos de circulação sanguínea: conheça quais são e suas características

Características dos capilares sanguíneos

Capilares sanguíneos são vasos sanguíneos muito finos, os quais consistem em uma camada de células endoteliais que forma um tubo. Quando observado em corte transversal, verifica-se a presença de uma a três células formando a parede do vaso. Esse fino tubo endotelial apresenta em sua volta a membrana basal, a qual atua mantendo a integridade desse vaso. Essa membrana possui componentes moleculares que são produzidos pelas células endoteliais.

A espessura da parede do capilar é de cerca de 0,5 µm e seu diâmetro fica em torno de 7 µm a 9 µm, sendo esse pequeno diâmetro semelhante ao de uma hemácia. A extensão de um capilar normalmente fica em torno de 0,5 mm a 1 mm, entretanto, esses vasos formam uma rede complexa que, em sua totalidade, chega à quantidade surpreendente de 96.000 km.

Na figura, é possível observar a estrutura de um capilar.
Na figura, é possível observar a estrutura de um capilar.

Ao longo dos capilares sanguíneos, é possível observar algumas células ao redor das células endoteliais denominadas de pericitos. Os pericitos apresentam capacidade, após lesões no tecido, de diferenciar-se e formar novos vasos sanguíneos e novas células do tecido conjuntivo. Além disso, devido à presença de proteínas, como actina e miosina, acredita-se que essas células apresentem alguma função contrátil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Função dos capilares sanguíneos

Os capilares são os locais onde ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos adjacentes. A troca de substâncias pode ocorrer tanto entre as células que formam a parede do vaso quanto através dela. Os poros presentes em alguns tipos de capilares sanguíneos também atuam como locais de transferência. Vale destacar que a permeabilidade desses vasos varia de uma região do corpo para outra.

Leia também: Doação de sangue: importância, requisitos e mitos

Tipos de capilares sanguíneos

Os capilares sanguíneos podem ser classificados em três tipos: contínuo, fenestrado e sinusoide.

Observe a parede dos capilares contínuos.
Observe a parede dos capilares contínuos.

  • Capilares fenestrados: Nesses capilares observa-se que as células endoteliais apresentam uma camada contínua, porém ocorre a presença de poros ao longo da camada. Esses poros podem estar ou não cobertos por um diafragma, que é a espécie de uma membrana fina. Esses capilares podem ser observados em órgãos (como o intestino, pâncreas e rim) e em glândulas endócrinas.

Observe os poros presentes na parede dos capilares fenestrados.
Observe os poros presentes na parede dos capilares fenestrados.

  • Capilares sinusoides: Nesses capilares observa-se a presença de intervalos entre as células, ou seja, verifica-se uma camada descontínua. O trajeto desses capilares é tortuoso, e seu diâmetro é relativamente maior do que o observado em outros capilares. Podem ser observados na medula óssea, no baço e no fígado.

Diferença entre capilares, artérias e veias

Capilares, artérias e veias são vasos sanguíneos que compõem, junto com o coração, o sistema cardiovascular. Apesar de essas três estruturas estarem relacionadas com o transporte de sangue pelo organismo, apresentam algumas diferenças básicas entre si. Veja a seguir um quadro comparativo entre capilares, artérias e veias.

Diferenças entre capilares, artérias e veias

Capilares

Artérias

Veias

Local onde ocorrem trocas de substâncias.

Levam o sangue do coração para os vários tecidos do corpo.

Levam o sangue dos vários tecidos do corpo para o coração.

Possuem apenas o endotélio.

Possuem três camadas de tecido.

Possuem três camadas de tecido.

Não possuem válvulas.

Não possuem válvulas.

Possuem válvulas que garantem  o fluxo unidirecional do sangue.

 

Para saber mais leia: Diferenças entre artérias, veias e capilares

 

Observe os capilares tecidos do olho humano.
Observe os capilares tecidos do olho humano.
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados