Carambola

A carambola, fruto da caramboleira, é rica em sais minerais e vitaminas A, C e do complexo B. Seu cultivo é indicado em regiões de clima quente e úmido.

Carambola
Carambola

Carambola é o fruto da caramboleira, da família Oxalidaceae, originária da Ásia tropical. A fruta de sabor agridoce possui formato comprido, ligeiramente ovalado e com cinco gomos salientes. A cor varia do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação. É rica em sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio, vitaminas A, C, do complexo B.

O cultivo da carambola é indicado em regiões de clima quente e úmido. A caramboleira começa a produzir frutos depois de cinco anos. Foi introduzida no Brasil em 1817, em Pernambuco, espalhando-se por todo o litoral brasileiro.

A carambola é considerada uma fruta de quintal, já que seu cultivo não é feito em escala, e sim produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas.

Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e compotas. O suco tem sabor delicioso e pode ser usado para tirar manchas de ferro, de tintas e para limpar metais. Quando cortada em fatias, a fruta forma o desenho de estrela, enfeite natural usado em restaurantes para decorar drinks.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados