Você está aqui Mundo Educação Biologia Seres Vivos Vírus Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.

Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.

Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.
Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.

Vírus causadores de doenças humanas podem ser de DNA ou RNA, geralmente infectando as células ao penetrar não só o ácido nucleico, mas também sua cápsula. Quando estes são envelopados, tal estrutura se incorpora na membrana plasmática da célula invadida.

Abaixo, o nome e as características de algumas destas doenças:

Catapora: causada por um DNA vírus de cadeia dupla, envelopado, é caracterizada pela presença de pequenas e numerosas manchas pelo corpo, que geralmente regridem em aproximadamente quatro dias, e não deixam cicatrizes, podendo ser acompanhadas por tosse e febre alta. O vírus é eliminado pelas vias respiratórias, contaminando pessoas que entram em contato com essas diretamente, por objetos contaminados, ou lesões da pele. Há vacina para a doença.

Caxumba: caracterizada pela inflamação de uma ou ambas as parótidas ou, em casos mais raros, testículos, ovários, pâncreas e cérebro. É transmitida pela saliva de pessoas contaminadas, ou objetos que tiveram contato com esta. É necessário repouso, sendo a cura espontânea. A vacinação é a principal forma de preveni-la.

Dengue: transmitido pela picada das fêmeas do mosquito Aedes aegypti, o vírus causa na vítima: febre alta, dores nos músculos, articulações e cabeça, e em alguns casos manchas avermelhadas na epiderme; por aproximadamente uma semana. Na dengue hemorrágica, como o nome sugere, os sintomas são acrescidos de sangramento, com consequente queda da pressão arterial. Pode ser fatal.

Febre amarela: doença cujo vírus responsável também tem o Aedes aegypti como vetor. Febre, vômito, dores estomacais e icterícia, em razão do comprometimento do fígado, são seus sintomas. 


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados