Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Animais
  4. Cavalo-marinho

Cavalo-marinho

O cavalo-marinho é um peixe que apresenta características extremamente interessantes. A principal delas é a reprodução, pois o macho é quem fica grávido.

O cavalo-marinho é um peixe ósseo encontrado nos recifes de regiões tropicais e subtropicais de todo o planeta, normalmente em águas rasas, e pertence à família Syngnathidae e ao gênero Hippocampus. No Brasil, é representado por duas espécies, Hippocampus reidi e Hippocampus erectus, sendo a primeira a mais abundante.

Esse peixe possui cabeça alongada que lembra um pequeno cavalo, olhos que se movem de forma independente e grande capacidade de camuflagem. Sua cauda permite que ele se agarre às plantas aquáticas e algas, o que ajuda no momento de descanso, camuflagem e captura de alimento. Ele locomove-se atráves de movimentos ondulatórios de suas nadadeiras dorsais, por isso precisa de ambientes calmos.

Alguns trabalhos afirmam que certas espécies mudam de habitat e profundidade à medida que crescem, sendo encontrados indivíduos maiores em áreas mais fundas. Além disso, a intensidade das ondas também interfere na ocorrência do cavalo-marinho em certas profundidades, principalmente porque ele está mais adaptado à vida bentônica.

O cavalo-marinho possui uma cauda que permite que ele se agarre ao substrato
O cavalo-marinho possui uma cauda que permite que ele se agarre ao substrato

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Através de aspiração, ele alimenta-se de pequenos animais, uma vez que sua boca é extremamente pequena. Dentre os seres que fazem parte de sua dieta, podemos destacar as pulgas-da-praia e os pequenos camarões.

Em algumas espécies, há a formação de pares que duram por vários períodos reprodutivos, o que sugere um padrão monogâmico. A reprodução desse peixe é, sem dúvidas, o aspecto mais interessante de sua biologia, uma vez que é o macho quem fica grávido.

No cavalo-marinho, há uma bolsa incubadora especializada no macho onde a fêmea coloca seus ovócitos, que posteriormente serão fertilizados pelos espermatozoides dele. Inicia-se então o desenvolvimento no interior do corpo do macho, e a gestação dura entre 9 e 69 dias. Passado o período de gestação, nascem aproximadamente trezentos cavalos-marinhos, que possuem em média 2 milímetros de comprimento.

Atenção! Os cavalos-marinhos correm grande risco de extinção, uma vez que a exploração comercial é muito grande e seu habitat é cada vez mais degradado. No nosso país, esse animal é muito vendido para compor aquários e na forma de animal seco para diversas outras finalidades, entre elas, decoração.

Você sabia que o macho da espécie é o responsável pela gestação dos filhotes?
Você sabia que o macho da espécie é o responsável pela gestação dos filhotes?
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados