Cavalo

Os cavalos são mamíferos quadrúpedes, do gênero Equus, que podem apresentar mais de 1,50 m de altura e pesar mais de 500 quilos.

O cavalo é um animal mamífero da família Equidae e do gênero Equus. No gênero Equus, além do cavalo, encontramos o asno e a zebra. Existem várias raças de cavalo em todo mundo, sendo possível encontrar no Brasil cerca de uma dezena dessas. São exemplos de raças de cavalo: crioula, pantaneira, mangalarga, quarto-de-milha, puro-sangue-inglês e puro-sangue-lusitano.

Veja também: Características, espécies e curiosidades do bicho-preguiça

Características dos cavalos

Os cavalos são animais mamíferos, logo, possuem seu corpo repleto de pelos. Os pelos desses animais variam muito, sendo possível observar indivíduos com pelos de tonalidade marrom-claro, marrom-escuro, preto, branco e com manchas.

São animais quadrúpedes, ou seja, são animais que utilizam quatro membros para sua locomoção. A altura dos cavalos é muito variável e depende muito da raça que está sendo analisada, entretanto, geralmente, esses animais apresentam um tamanho que fica em torno de 1,40 m e 1,70 m (altura das patas dianteiras até o fim do pescoço).

Os cavalos são também muito pesados, um indivíduo de 1,50 m tem, aproximadamente, 400 quilos. Vale salientar que algumas raças podem apresentar valores impressionantes, podendo pesar até uma tonelada.

A gestação da égua dura em média 11 meses. Após nascerem, esses animais são alimentados pela mãe, sendo comum o aleitamento permanecer até os sete meses de vida.

Leia também: As peculiaridades do cavalo-marinho

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alimentação dos cavalos

O cavalo é um animal que se alimenta de vegetais, sendo, portanto, um herbívoro. Diferentemente do que muitos pensam, os cavalos não são animais ruminantes, ou seja, não possuem estômago com vários compartimentos. Trata-se de animais monogástricos, isto é, que apresentam apenas um estômago simples. A digestão das fibras ocorre no intestino grosso desses animais.

Saiba mais: Conheça o sistema digestório humano

O uso do cavalo pelo ser humano

O cavalo é um animal utilizado pelo ser humano de diferentes formas, até mesmo na prática de esportes.
O cavalo é um animal utilizado pelo ser humano de diferentes formas, até mesmo na prática de esportes.

O cavalo, sem dúvidas, foi um animal extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano. Esse animal já foi muito usado no passado, e até mesmo nos dias atuais, para transporte, por exemplo. Além de transporte do ser humano, o cavalo é usado no transporte de cargas e no trabalho com o gado. Nos dias atuais, é muito usado também em: hipismo, adestramento, polo, salto, vaquejada e rodeio.

Não podemos esquecer-nos de que os cavalos também apresentam uma grande importância quando o assunto é a produção de soros, como o soro antiofídico. Os cavalos participam do processo, pois, na produção dos soros, é colocado nesses animais um antígeno que os levará a produzir anticorpos. Os animais são colocados em quarentena e, posteriormente, parte do seu sangue é retirada e o plasma é separado das hemácias. O plasma será então processado e utilizado na produção do soro.

Leia também: A importância das vacinas e dos soros

Diferença entre burro, mula e bardoto

Sabemos que a égua é a fêmea do cavalo e que esses reproduzem entre si. Entretanto, diferentemente do que é esperado para espécies diferentes, eles são capazes de reproduzir-se com os jumentos. Nesse caso, o cruzamento gera descendentes estéreis, que são o burro, a mula e o bardoto. Veja a seguir o que significa cada termo:

  • Burro: é o animal que nasce a partir do cruzamento do jumento com a égua. O burro é macho.

  • Mula: é o animal que nasce a partir do cruzamento do jumento com a égua. A mula é fêmea.

  • Bardoto: é o animal originado a partir do cruzamento entre o cavalo e a jumenta.

Cavalo-de-przewalski

O cavalo-de-przewalski é um cavalo selvagem que apresenta algumas diferenças quando comparado às raças domésticas.
O cavalo-de-przewalski é um cavalo selvagem que apresenta algumas diferenças quando comparado às raças domésticas.

O cavalo-de-przewalski (Equus ferus przewalskii) é um cavalo selvagem que se encontrada na Mongólia. Atualmente esse animal é classificado, na Lista de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), como em perigo de extinção (endangered). Anteriormente essa espécie já foi classificada como extinta na natureza, entretanto, programas de reintrodução bem-sucedidos foram essenciais para a mudança de categoria.

Leia também: Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN

Esse animal é diferente das raças de cavalo domésticas, sendo possível observar que sua juba é mais curta e ereta, sua cauda tem pelos curtos na parte superior, e esses possuem uma faixa escura que vai da juba até a cauda. No inverno, esses animais criam uma crina espessa, a qual é perdida na primavera. Além disso, esses animais são menores que os cavalos domésticos e suas cabeças são maiores.

Curiosidades sobre cavalos

Os cavalos podem ficar longos períodos de tempo pastando.
Os cavalos podem ficar longos períodos de tempo pastando.

  • Os cavalos são animais que passam longos períodos de tempo alimentando-se. Eles podem ficar entre 12 e 18 horas pastando.

  • A expectativa de vida do cavalo é de, aproximadamente, 25 anos.

  • Cavalos que ficam confinados por muito tempo podem desenvolver distúrbios emocionais. Isso significa que comportamentos anormais nos cavalos podem indicar que o manejo do animal esteja ocorrendo de forma incorreta.

  • Não se sabe ao certo quando ocorreu a domesticação dos cavalos, entretanto, alguns autores acreditam que o processo pode ter ocorrido na Ásia Central, por volta do ano 3000 a.C.

  • Os cavalos chegaram ao Brasil no ano de 1549. Esses animais chegaram na Caravela Galva e eram provenientes da ilha de Cabo Verde.

  • A égua prenha de um jumento tem um tempo de gestação maior do que a égua prenha do cavalo. Quando a égua está prenha do jumento, seu tempo de gestação varia entre 360 e 375 dias.

O cavalo é um animal mamífero que apresenta grande importância na história do ser humano.
O cavalo é um animal mamífero que apresenta grande importância na história do ser humano.
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados