Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Animais
  4. Cavalo (Equus caballus)

Cavalo (Equus caballus)

Cavalo: um animal domesticado há milhares de anos.
Cavalo: um animal domesticado há milhares de anos.

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Perissodactyla
Família Equidae
Gênero Equus
Espécie Equus caballus

Cavalos são animais de porte mediano, apresentando cerca de 1m85 de altura (do solo até o alto da cabeça), 2m25 de comprimento e cauda com aproximadamente um metro. O corpo é coberto por pelos curtos e lisos, de cor variável; ancas musculosas, cabeça fina e alongada, pescoço de comprimento médio e largo, orelhas pontudas e móveis, presença de crina e formação córnea nas patas semelhante ao casco, de cor escura.

Os olhos se encontram bem separados um do outro, e as narinas são bem abertas, com excelente capacidade de identificar odores. A audição também é bem desenvolvida, assim como a memória e senso de direção.

Tal como os outros equídeos, cavalos possuem um dedo funcional em cada pata, e uma junta bastante flexível, denominada machinho. Graças a essa estrutura, esses animais são capazes de saltar sem que o choque com o solo provoque problemas significativos; e também podem correr com muita agilidade.

Herbívoros, são geralmente encontrados em pastagens, alimentando-se de capins e ervas. Ração industrializada, milho e farelos podem também fazer parte de sua dieta. Pesam cerca de 400 kg.

Fêmeas são chamadas de éguas. Elas dão origem a um filhote, a cada ano, chamado de potro, ou potrinho. A gestação dura pouco mais de onze meses e pouco tempo depois de nascer o potrinho já consegue ficar em pé e até mesmo correr. A expectativa de vida é de aproximadamente 25 anos.

Tais indivíduos, que habitam quase todas as localidades do planeta, foram domesticados há pelo menos 6.000 anos, a.C. para que deles fossem retirados o leite e a carne, para alimentação. Depois, passaram também a ser considerados como meios de transporte, para tração e transporte de carga. Na atualidade, ossos e cartilagens de cavalo são utilizados para fabricação de cola; muitos soros, como os antiofídicos, são produzidos a partir da inoculação do agente causador de doenças nesses animais; sua crina é utilizada para a fabricação de arcos de violino; e o esterco, como adubo.

Apesar de pacíficos, os cavalos podem recorrer a coices ou, em casos mais extremos, mordidas; como forma de defesa. Seus principais predadores são os felinos. Eles geralmente saltam sobre o dorso da presa, mordendo seu pescoço.


Curiosidade:

Existem mais de 150 raças diferentes de cavalo, em todo o mundo.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados