Células

Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima em Biologia celular
Célula animal e vegetal.

O início da vida em nosso planeta foi marcado pelo surgimento da primeira célula. Estas unidades, formadas por substâncias orgânicas e inorgânicas, são as menores unidades do que classificamos como seres vivos. O tamanho das células varia, mas a maioria possui valores entre 0,01 mm e 0,1mm, embora algumas células nervosas consigam atingir mais de 1m. Quanto à forma, esta geralmente está relacionada à sua função: duas características que são controladas pelos genes.

Muitas vezes, para observar uma célula, é necessário recorrer a microscópios – e mais: é indispensável, na maioria dos casos, o uso de corantes e técnicas especiais para a sua visualização. Corantes são importantes para dar contraste às estruturas nas quais se deseja estudar; e outros produtos, como os fixadores, permitem que a célula se conserve, com a maioria de suas estruturas preservadas. Desta forma, percebe-se porque a Citologia, atualmente chamada de Biologia Celular, só se iniciou a partir da descoberta do microscópio.

Estruturalmente falando, células são individualizadas do meio por envoltórios: estruturas estas que também permitem a troca de substâncias entre sua porção interna e o meio externo. O principal deles é a membrana plasmática, de constituição lipoproteica. Além dela, existe o glicocálix, presente em muitas células animais e de protistas; e a parede celular, que ocorre em vegetais, fungos e em alguns protistas, cianobactérias e bactérias.

Células possuem, internamente, o citoplasma. Ele é responsável pelo movimento celular; síntese, armazenamento e transporte de moléculas; e pelo metabolismo celular. É nele que estão localizadas as organelas celulares, como mitocôndrias e retículos endoplasmáticos e, em eucariontes, o núcleo.

Por Mariana Araguaia