Chorume

O chorume oriundo de lixões é capaz de poluir, significantemente ar, água e solo.
O chorume oriundo de lixões é capaz de poluir, significantemente ar, água e solo.

O chorume é uma substância líquida resultante do processo de degradação e solubilização de resíduos sólidos provenientes de lixões e aterros sanitários. Viscoso e com cheiro bastante forte, é altamente poluente, já que é composto por substâncias diversas, incluindo matéria orgânica, metais pesados e outros produtos tóxicos, além de excrementos humanos e animais. Além disso, tem um grande potencial de atrair vetores de doenças.

Com estas características, este produto tem alto poder de poluir a água e o solo, além de causar doenças, sendo difícil prever seus resultados. Desta forma, todos os seres que compõem a cadeia alimentar podem ser comprometidos em consequência da sua ação. Por liberar metano e gás carbônico, a poluição do ar torna-se, também, inevitável.

Diante destes fatos, fica clara a necessidade de se manejar os resíduos sólidos de maneira eficaz, tanto de forma doméstica, adotando hábitos diferenciados em casa; quanto em grande escala, com aterros sanitários seguros, por exemplo.

Evitar o desperdício de alimentos, separar o lixo reciclável, e destinar corretamente o óleo de cozinha, pilhas e baterias, são algumas medidas simples que podem ser executadas no dia a dia. Se toda a população as tomasse, o chorume não seria um grande poluidor, já que grande parte do seu perigo advém das substâncias tóxicas que contém, e não do lixo orgânico em si. Quanto a este último, pode ser utilizado para adubar plantas, a partir de compostagens.

Aterros sanitários mais atuais, além de serem construídos em locais distantes de fontes de água (mesmo subterrâneas), são revestidos por mantas que captam o chorume, sendo coletado e transportado a estações de tratamento de esgoto. Uma medida interessante que vem sendo cada vez mais discutida e empregada é a utilização deste líquido para a produção de gás natural.

Com o auxílio de uma bomba pneumática, o chorume dos aterros pode ser captado, e seus gases utilizados para a produção de energia em usinas termoelétricas. Assim é reduzida a emissão de poluentes, ao mesmo tempo em que é produzida energia mais limpa e barata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados