Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Ciclo do Oxigênio

Ciclo do Oxigênio

“O ciclo do oxigênio garante a ciclagem desse elemento no ambiente, permitindo, desse modo, que sejam realizados processos como respiração e combustão.”

O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico que garante que o oxigênio circule pelo meio físico, seja utilizado pelos seres vivos e, posteriormente, retorne ao meio. Esse elemento é de extrema importância para os seres vivos, sendo fundamental, por exemplo, para a realização da respiração celular, processo realizado por vários organismos, responsável pela oxidação de moléculas e produção de energia.

 

Resumo do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico que garante a movimentação do oxigênio pelos organismos vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo permite que o elemento circule constantemente pelo meio, garantindo, desse modo, a realização de importantes processos, como respiração celular, formação da camada de ozônio e combustão.

O ciclo do oxigênio, relacionado diretamente com o ciclo do carbono, tem como uma de suas etapas o processo de fotossíntese. Nesse processo, os organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico e liberam oxigênio. Esse processo é, portanto, responsável por garantir que o oxigênio seja produzido e liberado para o meio. O oxigênio disponível poderá, então, ser utilizado em diferentes processos, como a respiração celular.

Ciclo do oxigênio

O oxigênio é um importante elemento encontrado em três reservatórios do planeta: atmosfera, biosfera e litosfera. Na atmosfera, destaca-se a presença do oxigênio molecular (O2), que representa 21% da atmosfera terrestre e é utilizado por alguns seres vivos na realização da respiração celular. Além de aparecer como oxigênio molecular, esse elemento aparece na atmosfera em forma de outros compostos, como gás carbônico (CO2), ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2).

21% da atmosfera é formada por oxigênio molecular (O2).
21% da atmosfera é formada por oxigênio molecular (O2).

O oxigênio molecular é liberado na atmosfera graças ao processo de fotossíntese, o principal evento desse ciclo. Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes (algas, plantas e alguns procariotos) utilizam gás carbônico para sintetizar seu próprio alimento e, durante o processo, liberam oxigênio para o meio.

Etapas do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio apresenta diversas etapas importantes, como fotossíntese, respiração celular, decomposição, combustão e formação da camada de ozônio. Na fotossíntese, temos a formação do oxigênio, que será liberado na atmosfera. Esse é, portanto, uma das etapas que merecem maior destaque.

Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes (algas, plantas e alguns procariotos) fazem uso do gás carbônico para a produção de moléculas orgânicas. Durante esse processo, que necessita da presença de luz, esses organismos liberam oxigênio. Entre os organismos fotossintetizantes, destaca-se o fitoplâncton (grupo de organismos microscópicos fotossintetizantes que vivem flutuando na água doce), responsável pela produção de cerca de 95% do oxigênio presente na atmosfera terrestre.

Leia também: Floração de cianobactérias

A fotossíntese garante a liberação de oxigênio, que será utilizado por meio da respiração.
A fotossíntese garante a liberação de oxigênio, que será utilizado por meio da respiração.

O oxigênio liberado pelos organismos fotossintetizantes será utilizado em diferentes processos. Um desses processos é a respiração celular, realizada por grande parte dos organismos vivos. Nesse processo, utiliza-se oxigênio na produção de energia e libera-se gás carbônico. Além do gás carbônico, são liberadas moléculas de água, que possuem oxigênio na composição. Portanto, o oxigênio utilizado na respiração retorna ao ambiente nas formas de gás carbônico e água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O oxigênio produzido pelos organismos fotossintetizantes é utilizado também nos processos de decomposição e de combustão. Ao final desses processos, são liberados gás carbônico e água.

Leia também: Agentes poluidores do ar

O oxigênio participa ainda da formação da camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro, diminuindo a incidência de radiação ultravioleta que chega até a superfície terrestre. O oxigênio atua nessa participação quando sofre a ação dos raios ultravioletas do Sol na atmosfera, dando origem ao ozônio, que irá formar a camada de ozônio.

A camada de ozônio já sofreu intensamente com a ação do homem, que liberava uma grande quantidade de substâncias que reagiam com as moléculas de ozônio, destruindo-as. As principais substâncias causadoras desse problema são os gases clorofluorcarbonos (CFCs), que eram usados, no passado, em alguns produtos, como sprays e refrigeradores.

Os danos causados à camada de ozônio foram descobertos em 1985, quando foi observada uma grande redução da quantidade de ozônio sobre a Antártica (buraco na camada de ozônio). Atualmente, estudos demonstram que, graças à proibição do uso dos CFCs, a camada de ozônio está recuperando-se dos danos passados. Infelizmente, a recuperação total desses danos pode demorar até seis décadas.

Importância do ciclo do oxigênio

O oxigênio produzido na fotossíntese é utilizado pela célula na produção de energia.
O oxigênio produzido na fotossíntese é utilizado pela célula na produção de energia.

O ciclo do oxigênio é, sem dúvida, um ciclo essencial para a sobrevivência dos organismos no nosso planeta, uma vez que esse elemento é utilizado em diferentes processos. Além de proporcionar a ciclagem do oxigênio no meio, o ciclo do oxigênio é importante porque garante a:

  • Realização da respiração celular, processo por meio do qual muitos seres vivos produzem energia.

  • Realização da combustão.

  • Realização do processo de decomposição da matéria orgânica.

  • Formação da camada de ozônio.

Exercício sobre o ciclo do oxigênio

Sabemos que o ciclo do oxigênio e o ciclo do carbono estão intimamente relacionados. Desse modo, é muito comum a abordagem conjunta desses ciclos em provas. Veja a seguir uma questão que aborda esse tema:

Exercício 1 - (UFG GO) Os ciclos biogeoquímicos ocorrem no planeta e envolvem processos orgânicos e inorgânicos. Entre esses ciclos, podem ser citados o do carbono e o do oxigênio. Os processos químicos comuns a esses dois ciclos são:

a) carbonatação e evaporação.

b) respiração e nitrificação.

c) fotossíntese e evaporação.

d) respiração e fotossíntese.

e) fotossíntese e desnitrificação.

RESOLUÇÃO

Resposta correta: Letra D

Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico, o qual é utilizado pelos organismos fotossintetizantes no processo de fotossíntese. Nesse processo, observa-se a liberação de oxigênio. A respiração e a fotossíntese são, portanto, dois processos conectados, assim como os ciclos do carbono e do oxigênio.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
O ciclo do oxigênio apresenta relação direta com o ciclo do carbono.
O ciclo do oxigênio apresenta relação direta com o ciclo do carbono.
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados