Ciriguela

Seriguela
Seriguela

A ciriguela, que possui nome científico Spondias purpúrea, é também conhecida como seriguela, ameixa da Espanha, cajá vermelho, jacote, dentre outros. Sua família é a Anacardiaceae e é proveniente do México ou América Central. Sua árvore é denominada cirigueleira e geralmente não ultrapassa os 7 metros de altura. Suas folhas são lisas e compostas, seus troncos retorcidos e suas flores pequenas e brancas.

Seu consumo ocorre in natura ou por meio de produtos manufaturados como sucos, picolés, sorvetes, vinhos, licores, geleias, refrigerantes e doces. É uma fruta de sabor doce azedo, é pequena e de cor verde, passando a amarelada até vermelho bem forte quando maduro. Possui casca lisa e apenas uma semente dentro dela. Seu comprimento varia entre 3 e 5 centímetros e, aproximadamente, 3 centímetros de diâmetro, sendo seu formato ovalado. Desenvolve-se isoladamente ou em forma de cachos.

Seu desenvolvimento ocorre em regiões tropicais e subtropicais. A fruta contém antioxidantes, que combatem os radicais livres que causam danos às células, e fibras, que diminuem as taxas de colesterol e é bom para o intestino. Além disso, é rica em carboidratos, vitaminas A, B e C, ferro, cálcio e fósforo. A ciriguela é utilizada para combate à anemia, falta de apetite e queda da taxa de glóbulos brancos.

Na medicina alternativa é utilizada para disenteria, febre, gases, queimadura, diarreia, como diurético e energizante. Seus valores nutricionais envolvem, a cada 100 gramas de ciriguela, 78,7 % de água, 76 kilocalorias, 1,4 gramas de proteínas, 18,9 gramas de carboidratos, 3,9 gramas de fibra alimentar, 0,4 gramas de lipídeos, 27 miligramas de cálcio, 49 miligramas de fósforo, 0,4 miligramas de ferro, além das vitaminas e outros compostos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Assuntos Relacionados