Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Seres Vivos
  4. Reino Animalia
  5. Classificação dos anelídeos

Classificação dos anelídeos

A classificação dos anelídeos baseia-se principalmente na quantidade de cerdas que cada um dos organismos possui. Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos.

Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado). Apresentam simetria bilateral e são celomados, triblásticos e protostômios (durante o desenvolvimento embrionário, formam inicialmente a boca e, depois, o ânus). Estima-se que esses animais apresentem cerca de 15.000 representantes divididos em três classes, sendo os exemplos mais conhecidos a minhoca e a sanguessuga.

Classificação dos anelídeos

  • Oligoquetas (oligo = pouco e chaeta = cerdas): Esses organismos apresentam corpo longo, cilíndrico e são dotados de poucas cerdas, estruturas rígidas quitinosas que ajudam na locomoção. São encontrados normalmente em solos úmidos, mas podem aparecer em água doce e água salgada. Como exemplo de oligoquetas, podemos citar as minhocas.

  • Poliquetas (poli = muito e chaeta = cerdas): são animais que se diferenciam dos outros anelídeos por possuírem, principalmente, segmentos que apresentam expansões laterais (parapódios) com grande quantidade de cerdas. Grande parte dos representantes é marinha, possui cabeça diferenciada com estruturas sensoriais, sexo separado e, geralmente, apresenta brânquias. Como exemplo de poliquetas, podemos citar as espécies do gênero Nereis.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os poliquetas são animais predominantemente marinhos
Os poliquetas são animais predominantemente marinhos

  • Hirudíneos: Esse grupo apresenta indivíduos com corpo achatado dorsoventralmente, sem parapódios e sem cerdas. Possuem representantes, em sua maioria, de água doce. Uma característica marcante desses animais é a presença de ventosas que garantem a locomoção e a fixação do animal. São organismos hermafroditas. Como exemplo de hirudíneos, podemos citar todas as sanguessugas, animais muito conhecidos por sua capacidade de sugar o sangue e liberar uma substância anticoagulante que garante um fluxo contínuo de sangue.

As sanguessugas são anelídeos sem cerdas
As sanguessugas são anelídeos sem cerdas

A minhoca é um exemplo de oligoqueta, anelídeo com pouca cerda
A minhoca é um exemplo de oligoqueta, anelídeo com pouca cerda
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados