Coliformes fecais

Coliformes fecais ou termotolerantes são bactérias encontradas normalmente no intestino de homens e animais.

Coliformes fecais
A Escherichia coli é um coliforme termotolerante que vive no intestino humano

Coliformes fecais, atualmente chamados de termotolerantes, segundo a resolução nº 375 de 17 de março de 2005, CONAMA, são:

“Bactérias gram-negativas, em forma de bacilos, oxidase-negativas, caracterizadas pela atividade da enzima β-galactosidase. Podem crescer em meios contendo agentes tenso-ativos e fermentar a lactose nas temperaturas de 44º - 45ºC, com produção de ácido, gás e aldeído. Além de estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas ou outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal.”

Geralmente, denominamos de coliformes fecais um grupo de bactérias encontrado no intestino de homens e animais, entretanto, algumas bactérias pertencentes a esse grupo não são encontradas em fezes, como afirmado na resolução da CONAMA. Sendo assim, o melhor termo a se adotar é coliformes termotolerantes.

Entre as bactérias desse grupo, podemos citar a Escherichia coli e algumas bactérias do gênero Klebsiella, Citrobacter e Enterobacter. A E. coli é a única que vive no intestino humano. Vale destacar que a E. coli não causa problemas à saúde quando está no intestino, pois é uma bactéria normal nesse local. Entretanto, algumas variantes podem desencadear distúrbios gastrointestinais caracterizados por diarreia aquosa. Além disso, essa bactéria está relacionada com infecções urinárias, pneumonias e meningites.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando encontramos esse tipo de bactéria em amostras de água, por exemplo, é um grande indicativo de que essa água foi contaminada por fezes e esgoto. Sendo assim, os coliformes termotolerantes, mais especificamente a E. coli, são usados frequentemente para avaliar a qualidade da água e indicar a contaminação por fezes. Essa avaliação é importante, pois permite a prevenção de doenças que são transmitidas pelas fezes, como algumas verminoses.

Os coliformes termotolerantes não são encontrados apenas na água. Essas bactérias podem estar em diversos locais e nem nos damos conta do perigo que elas podem causar. Pesquisas comprovam que diversos distúrbios alimentares são causados pelo simples fato de não termos hábitos de higiene adequados, como lavar as mãos após utilizarmos o banheiro.

Assuntos Relacionados