Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Gravidez
  4. Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

O teste de gravidez de farmácia detecta a presença de HCG, um hormônio produzido na gestação.

Os testes de gravidez são feitos para detectar uma gestação precocemente, sendo normalmente realizados quando há atraso menstrual. Um dos testes mais comuns é o teste urinário, que pode ser adquirido na maioria das farmácias e que detecta a presença de HCG. Somente no Brasil existem mais de 100 tipos diferentes desses exames. Alguns chegam a garantir 99% de eficácia.


O que é o hormônio HCG?

O HCG é um hormônio produzido durante a gestação, aproximadamente de seis a oito dias após a concepção. É uma glicoproteína, assim como LH, FSH e TSH, e é formado por duas subunidades, chamadas de cadeia α e β. A cadeia α é muito semelhante à dos outros hormônios citados, diferentemente da cadeia β, que possui certa especificidade.

Esse hormônio é produzido pelas células trofoblásticas e apresenta como função manter a atividade secretora do corpo amarelo, que produz progesterona, e impedir a menstruação. O impedimento da menstruação é essencial para a manutenção da gravidez, pois, se ocorrer o descamamento, consequentemente ocorrerá o aborto. A progesterona produzida pelo corpo lúteo, além de manter a integridade da parede do útero, garante um aumento de glândulas uterinas.

O HCG, no início da gestação, aumenta rapidamente, atingindo seu pico na 6ª a 8ª semana. Nesse período, o β-HCG dobra de valor a cada 48 horas em gravidezes viáveis. Depois desse período, os níveis começam a decair, mantendo-se em torno de 5000 a 20000 mUl/ml.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Como a gravidez é detectada nos testes de farmácia?

Os testes vendidos em farmácia analisam a quantidade de gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina. Esses testes apresentam anticorpos que reagem com a subunidade β do HCG, causando a sua aglutinação. Assim sendo, se a mulher possui o hormônio, ocorre aglutinação, e o teste é considerado positivo. Vale frisar que podem ocorrer falsos negativos quando a urina está pouco diluída ou a gestação é muito recente.

É importante lembrar que, ao comprar um teste de farmácia, é necessário observar se ele possui o selo da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois isso é uma prova de que aquele produto passou por vários testes e é seguro e confiável. Além disso, é fundamental observar o prazo de validade e se está armazenado de forma correta. Essas medidas simples também evitam resultados errôneos.

ATENÇÃO: O HCG algumas vezes é produzido por alguns tumores. Assim sendo, na ausência de gravidez, é fundamental uma análise detalhada das causas da produção desse hormônio (Leia também: Gravidez molar).

Testes de gravidez vendidos em farmácia possuem considerável eficácia
Testes de gravidez vendidos em farmácia possuem considerável eficácia
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados