Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Consumo consciente de embalagens

Consumo consciente de embalagens

Embalagens, principalmente as de plástico, são um problema sério para o meio ambiente. Além do fator inerente ao seu descarte, ao acúmulo em lixões e até mesmo ao comprometimento da vida marinha (veja o texto Oceano de plástico: a triste realidade), o seu processo industrial também exige a utilização de matérias-primas nem sempre renováveis, e há a possibilidade de gerar poluição, e até mesmo de se explorar mão de obra. Considerando estes aspectos, consumir conscientemente embalagens pode ser uma decisão muito importante, principalmente se considerarmos que um terço do lixo doméstico é composto por embalagens, e cerca de 80% das embalagens são descartadas após serem usadas apenas uma vez.

A seguir, algumas dicas:

- Sempre que possível, recuse embalagens. Leve nas mãos, utilize sacolas de pano, peça ao mercado para encaixotar suas compras, etc.

- Caso seja necessário, opte por embalagens com maior capacidade de armazenamento. Por exemplo: ao invés de levar duas caixas de sabão em pó, de 500g, por que não optar por uma de 1kg? Ou por que não preferir comprar a ração de seu cachorro a granel? Lembrando que, na maioria das vezes, tais opções também são menos onerosas para seu bolso.

- Vai presentear? Por que não dar presentes ecológicos, como uma sessão de massagem, ingressos de shows ou cinema, um curso, ou uma mensalidade da academia...? Caso queira dar flores, por que não plantas vivas?

- Opte por refis ou embalagens retornáveis. Quer um refrigerante? Escolha as garrafas retornáveis ou, na pior das hipóteses, latinhas de alumínio já que, em nosso país, quase 100% delas são recicladas.

Não teve como descartar a possibilidade do uso da embalagem? Prefira os biodegradáveis, recicláveis, reciclados. Mesmo assim não deu? Então procure utilizar o máximo de sua capacidade, no caso de sacolas plásticas, e reaproveitar ao máximo, antes de descartar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Sacolas de pano auxiliam bastante na luta contra os malefícios causados pelas de plástico.
Sacolas de pano auxiliam bastante na luta contra os malefícios causados pelas de plástico.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados