Copo-de-leite

O copo-de-leite é uma planta amplamente utilizada como ornamental, apesar de provocar danos à saúde se ingerido ou colocado em contato com as mucosas.

Muitas plantas tóxicas, em virtude da sua bela aparência, são utilizadas como ornamentais. O problema está no fato de que, muitas vezes, os donos desconhecem os seus riscos e acabam manipulando-as de maneira inadequada, tornando livre o acesso a elas por crianças e animais de estimação.

Uma das plantas tóxicas amplamente utilizadas para ornamentação é o copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), uma espécie da família Araceae. Essa planta apresenta folhas longas de coloração verde-escuro e flores em espádice de cor amarelada protegidas por uma bráctea branca bem desenvolvida (veja foto acima).

Todas as partes da planta são consideradas tóxicas, por isso, é fundamental evitar contato sem proteção. A substância responsável pela toxicidade da planta é o oxalato de cálcio, que se encontra nessa planta em forma de cristais pontiagudos.

O copo-de-leite pode desencadear problemas caso seja ingerido ou colocado em contato com as mucosas. No primeiro caso, ocorre inchaço de lábios, boca, língua e faringe; sensação de queimação, náuseas, vômitos, diarreias, aumento da salivação, dificuldade de deglutição e asfixia decorrente do inchaço do sistema digestório que impede a passagem de ar pelo sistema respiratório. Quando em contato com os olhos, podem ocorrer irritação, lacrimejamento, ferimentos na córnea e fotofobia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em caso de ingestão da planta, é importante não forçar o vômito e procurar o serviço de saúde mais próximo. Recomenda-se ingerir muito líquido e demulcentes, substâncias que protegem as muscosas e diminuem a irritação, tais como o leite. Caso entre em contato com os olhos, recomenda-se a lavagem em água corrente.

Para evitar acidentes com essa e outras plantas, é fundamental seguir algumas medidas preventivas. Veja a seguir algumas dicas:

Mantenha plantas tóxicas fora do alcance de crianças e sempre as informe sobre os perigos causados por algumas espécies. Atenção: Estima-se que 60% das intoxicações por plantas envolvam crianças;

Antes de adquirir uma planta, informe-se se ela apresenta substâncias que podem colocar em risco a saúde;

Ao perceber que alguém ingeriu plantas tóxicas, procure imediatamente um médico e nunca recomende a indução do vômito;

Nunca consuma plantas sem conhecer as características toxicológicas da espécie;

Use luvas e lave bem as mãos após manusear plantas tóxicas.

O copo-de-leite é uma planta tóxica muito utilizada como ornamental
O copo-de-leite é uma planta tóxica muito utilizada como ornamental
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados