Coração

Coração é um importante órgão muscular, formado principalmente por músculo cardíaco, que faz parte do sistema cardiovascular. É esse sistema que garante que o sangue seja transportado para todo o organismo, e o coração exerce importante papel nele, uma vez que atua bombeando o sangue. A seguir falaremos mais a respeito do coração humano, um órgão vital para nossa sobrevivência.

Função do coração

Coração é um órgão muscular que, por meio da sua contração, garante o bombeamento do sangue para as diferentes partes do corpo. O bombeamento do sangue é fundamental para que nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células e que os resíduos do metabolismo sejam levados até locais adequados para sua eliminação.

O coração é um órgão importante do nosso sistema cardiovascular.
O coração é um órgão importante do nosso sistema cardiovascular.

Características do coração

Coração é um órgão localizado na parte inferior do mediastino médio. Encontra-se na cavidade torácica, mais precisamente na região posterior ao osso esterno e acima do músculo diafragma. Esse órgão tem o tamanho aproximado de uma mão fechada e apresenta maior parte da sua massa à esquerda da linha mediana.

O coração possui um formato de cone invertido, com seu ápice voltado para baixo, e seu peso é de cerca de 300 g. O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária. Esse órgão realiza contrações e relaxamentos que seguem um ritmo cíclico. Sua contração garante o bombeamento de sangue, enquanto seu relaxamento permite que as câmaras encham-se dele. A fase de contração recebe a denominação de sístole, enquanto a fase de relaxamento é denominada diástole.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O batimento cardíaco é conseguido graças a uma massa de células especializadas, encontradas nesse órgão, chamadas de nó sinoatrial. Essa massa de células está na parede do átrio direito e é responsável por gerar impulso elétrico. Esse impulso propaga-se pelo tecido muscular até chegar ao nó atrioventricular, o qual está localizado na parede, entre os átrios esquerdo e direito.

Esse nó constitui um ponto de transmissão de impulsos nervosos, os quais partem dessa região e seguem em direção aos ventrículos e ao ápice do coração através de estruturas chamadas de ramos do feixe e fibras de Purkinje.

Veja também: Artérias - características, exemplos e classificação

Camadas do coração

Observe as principais partes que formam o coração.
Observe as principais partes que formam o coração.

O coração apresenta paredes constituídas por três camadas:

  • Endocárdio: é a camada mais interna e é formado por endotélio que está sobre uma camada subendotelial delgada de tecido conjuntivo. Essa última camada conecta-se ao miocárdio por uma camada de tecido conjuntivo que apresenta nervos, veias e alguns ramos do sistema responsável pela condução do impulso do coração. O endocárdio reveste as cavidades do coração, as válvulas e os músculos associados com as válvulas.

  • Miocárdio: é a camada média do coração e a mais espessa. O miocárdio é rico em células musculares cardíacas, sendo a camada responsável pela capacidade de contração desse órgão. O miocárdio do ventrículo esquerdo é mais espesso que o do ventrículo direito. Isso se deve ao fato de que a contração nessa região deve ser mais vigorosa, de modo a garantir que o sangue siga para o corpo.

  • Pericárdio: é uma espécie de saco invaginado constituído de uma camada mais externa, chamada de pericárdio parietal, e de uma camada mais interna, chamada de pericárdio visceral. É este último que adere ao coração e forma a camada mais externa do órgão (epicárdio).

Leia também: Diferenças entre artérias, veias e capilares

Cavidades do coração

O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos. Veja mais sobre essas cavidades:

  • Átrios: apresentam paredes relativamente delgadas e funcionam como câmaras receptoras de sangue. O átrio esquerdo recebe o sangue proveniente do pulmão, enquanto o direito recebe o que vem de outras partes do corpo, com exceção do pulmão. Dessas cavidades o sangue segue para os ventrículos.

  • Ventrículos: apresentam paredes mais grossas — uma característica importante, uma vez que sua contração garante que o sangue siga para os pulmões e outras partes do corpo. A contração do ventrículo direito impulsiona-o em direção aos pulmões, enquanto a do esquerdo garante o seu impulso ao restante do corpo.

Saiba mais: Coração dos vertebrados

Válvulas do coração

A presença de válvulas no coração impede o refluxo de sangue.
A presença de válvulas no coração impede o refluxo de sangue.

A presença de válvulas no coração faz com que o refluxo do sangue não ocorra e ele siga sempre uma mesma direção. No total existem quatro válvulas no coração: duas válvulas atrioventriculares e duas válvulas semilunares. As primeiras situam-se entre cada átrio e cada ventrículo; já as segundas estão localizadas nos dois locais por onde o sangue sai do coração. Uma válvula semilunar está localizada na região onde a aorta sai do ventrículo esquerdo, e a outra, no local onde a artéria pulmonar sai do ventrículo direito.

Caminho do sangue dentro do coração

O coração funciona como uma espécie de bomba que garante o impulsionamento do sangue para todas as partes do corpo. O sangue, proveniente das várias partes do corpo, com exceção do pulmão, chega ao coração pelo átrio direito. As veias cavas superior e inferior trazem sangue do corpo e desembocam-no nessa cavidade, assim como o seio coronário, o qual é responsável por drenar o sangue presente no coração.

Após chegar ao átrio direito, o sangue segue em direção ao ventrículo direito. Do ventrículo, ele parte em direção aos pulmões, sendo levado pela artéria pulmonar. Nos pulmões, o sangue, que até então estava rico em gás carbônico, recebe o oxigênio proveniente da respiração, tornando-se oxigenado.

O sangue oxigenado retorna então para o coração por meio das veias pulmonares. Essas veias desembocam no átrio esquerdo. O sangue, daí, segue para o ventrículo esquerdo, local de onde será impulsionado para todo o corpo, com exceção do pulmão, sendo levado pela artéria aorta.

Leia também: Circulação sistêmica e pulmonar

Dia Mundial do Coração

Infartos são uma importante causa de mortes no mundo e, muitas vezes, poderiam ser evitados com hábitos de vida mais saudáveis.
Infartos são uma importante causa de mortes no mundo e, muitas vezes, poderiam ser evitados com hábitos de vida mais saudáveis.

O Dia Mundial do Coração é comemorado no dia 29 de setembro. Essa data visa conscientizar a respeito da importância de ter-se hábitos de vida adequados; e mostrar como uma vida saudável pode ser a chave para a garantia da saúde do coração.

Você sabia que no Brasil são registrados anualmente cerca de 300 mil casos de infarto agudo do miocárdio? Clique aqui e conheça mais sobre o infarto, uma das principais causas de morte no nosso país.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados