Dentes

Os dentes, estruturas rígidas e ricas em cálcio, presas aos maxilares, exercem como função principal a mastigação, mas auxiliam também na fala e proteção da boca.

A primeira dentição, em que os dentes são chamados de “dentes de leite”, corresponde a 20 dentes cujo nascimento cessará até aproximadamente os 2 anos de idade. Na medida em que a criança vai crescendo, suas maxilas também crescem, dando espaço para novas dentições. Aproximadamente aos 6 anos de idade, a criança começa sua dentição permanente, que consiste na substituição de seus dentes de leite por dentes permanentes e surgimento de outros permanentes. Entre os 15 e 25 anos de idade poderão nascer os dentes do ciso, completando 32 dentes: 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares na porção superior dos maxilares e a mesma quantidade na inferior.

Os seres humanos possuem quatro tipos de dentes: incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos se localizam na frente da boca e o formato da coroa destes facilita no cortar do alimento. Os dentes caninos são pontiagudos e permitem com que o alimento seja “rasgado”. Os pré-molares e os molares se localizam no fundo da boca e exercem uma função trituradora de alimentos.

A seguir, um esquema das estruturas de um dente:



O esmalte é a região mais externa e compacta do dente. Sob ele está a dentina e a câmara pulpar. O cemento separa a raiz do ligamento que prende a raiz e liga o dente à mandíbula. O ápice é a região onde se encerra o dente e é onde se inserem os vasos sanguíneos, tecido conjuntivo e nervos.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Uma pessoa adulta geralmente possui 32 dentes
Uma pessoa adulta geralmente possui 32 dentes
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados