Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Botânica
  4. Desenvolvimento dos Vegetais

Desenvolvimento dos Vegetais

Os fatores que podem interferir no desenvolvimento dos vegetais podem ser internos ou externos. A soma dos processos de crescimento e desenvolvimento da planta é a ontogênese.

Planta em crescimento
Planta em crescimento

Quando os vegetais encontram condições ideais de desenvolvimento, ocorre o crescimento e o desenvolvimento dos mesmos. Geralmente, o crescimento das plantas e aumento de sua massa é irreversível e se dá através das várias multiplicações celulares por meio de mitoses, fazendo com que haja uma distensão, ou seja, um aumento do volume celular.

Os fatores que podem interferir no desenvolvimento de um vegetal podem ser internos, como alterações genéticas, taxas de hormônios e vitaminas; ou externos, como a intensidade da iluminação, a disponibilidade de água e a temperatura do ambiente em que a planta se encontra.

A soma dos processos de crescimento e desenvolvimento da planta recebe o nome de ontogênese, ou seja, o conjunto de processos que formam um indivíduo adulto. A velocidade desse desenvolvimento pode ser bem representada por uma curva em “s” (sigmóide).

Todo o crescimento da planta é regulado e influenciado pelos hormônios vegetais, que provocam efeitos variados, dependendo de sua concentração, do local onde eles irão agir e do estágio de maturidade dos órgãos. Os hormônios que atuam no crescimento e desenvolvimento dos vegetais são as auxinas, as giberelinas, as citocininas, o etileno e o ácido abscísico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados