Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Dicas simples para economizar água

Dicas simples para economizar água

“Com algumas dicas simples para economizar água, você ajuda o meio ambiente e poupa dinheiro.”

Economizar água pode parecer uma tarefa difícil, uma vez que inclui mudanças de hábitos que são cultivados, muitas vezes, por anos. Entretanto, faz-se necessária uma mudança rápida de consciência da população para que a crise hídrica no país e no mundo seja enfrentada sem muitas privações e racionamentos.

O primeiro passo para economizar água é entender que necessitamos dessa substância para a nossa sobrevivência, assim como todos os outros seres vivos. Também é importante ter ciência de que todo o meio ambiente está sendo afetado por ações impensadas do homem e que essas ações afetam diretamente nossa sobrevivência.

Se não conseguirmos aprender a economizar, reutilizar e aproveitar a água, podemos colocar em sérios problemas as futuras gerações. Sendo assim, listamos algumas dicas simples para economizar água e ajudar o meio ambiente:

→ Um dos maiores contribuidores para o desperdício de água é o banho. Diminuir o tempo de banho não quer dizer que você estará se limpando de maneira inadequada, uma vez que em banhos longos a pessoa passa muito tempo deixando a água simplesmente cair sobre seu corpo. O ideal é molhar-se, ensaboar-se e depois ligar o chuveiro para se enxaguar. Estima-se que com essa ação cerca de 180 litros de água sejam economizados.

→ Outro ponto importante diz respeito ao ato de escovar os dentes. O correto é que durante toda a escovação a torneira permaneça desligada. Apenas para molhar a escova e para enxaguar a boca ela deve ser ligada. Essa atitude pode economizar cerca de 11 litros de água.

→ Ao lavar a louça, a atitude deve ser similar à dica acima: evite ensaboar as louças com a torneira aberta. Lembre-se também de, antes de iniciar a lavagem, retirar todo o excesso de comida. Caso utilize máquina de lavar, é essencial esperar que vários materiais estejam sujos.

→ Para higienizar os vegetais, utilize um litro de água para uma colher de água sanitária por cerca de 15 minutos. Posteriormente transfira os vegetais para uma solução de duas colheres de vinagre para um litro de água e deixe-os por 10 minutos. Suas frutas e legumes ficarão mais limpos e você evitará o desperdício de lavá-los na torneira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Para regar as plantas do jardim, uma alternativa econômica é guardar a água da chuva. Outra dica importante é realizar o processo pela manhã ou à noite, pois assim não ocorre a evaporação rápida de água.

→ A limpeza de calçadas deve ser feita com vassouras e, quando é fundamental a lavagem, utilize água das chuvas ou então a água que sai da máquina de lavar.

Lavar o carro é uma atividade que pode ter sua frequência diminuída. O ideal é que seja feita apenas uma lavagem por mês e sempre por meio de um balde com água, pois o uso de mangueira pode causar grande desperdício de água. Estima-se que o simples ato de lavar o carro com uma mangueira pode causar um desperdício de 600 litros.

→ Alguns pontos na casa merecem atenção: descarga, torneiras e vazamentos. A descarga deve sempre ter sua válvula regulada, evitando assim a eliminação exagerada de água. Aquela torneira que não para de pingar, mesmo que lentamente, também pode ser uma grande vilã. Estima-se que uma torneira pingando elimine cerca de 46 litros de água por dia. Os vazamentos também devem ser analisados com atenção, pois além de causarem desperdício, provocam danos aos imóveis.

→ Ao ligar a caixa d'água, é primordial ficar atento ao tempo de enchimento. Caso você deixe a água transbordar, tente captar a água em excesso com baldes, por exemplo.

→ Sempre que possível utilize a água da máquina de lavar e a água da chuva para fins não potáveis, ou seja, que não envolvem consumo.

Com essas dicas simples, você ajudará a preservar o meio ambiente e também diminuirá sua conta de água. Com economia, todos ganham!

Leita também:

Dicas práticas de como melhorar o meio ambiente

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Economizar água é uma forma de ajudar o planeta
Economizar água é uma forma de ajudar o planeta

Assuntos Relacionados