Whatsapp icon Whatsapp

Dominância e recessividade

As relações de dominância e recessividade são observadas quando os alelos são responsáveis pela expressão ou não de um dado fenótipo.
O albinismo é uma condição determinada por alelos recessivos
O albinismo é uma condição determinada por alelos recessivos

Os genes podem ser definidos como uma porção de DNA que determina alguma característica do organismo. Possuímos, por exemplo, genes que determinam a cor da pele, nosso tipo sanguíneo, o tipo de cabelo e todas as outras características do nosso corpo.

Os genes que ocupam o mesmo lugar em cromossomos homólogos (idênticos em forma e que constituem pares) são chamados de alelos. Os alelos determinam uma mesma característica, porém podem ou não determinar o mesmo aspecto. De uma maneira resumida, podemos dizer que um alelo é uma forma alternativa de um gene, que pode produzir efeitos distintos.

→ O que são alelos dominantes?

Os alelos dominantes podem ser definidos como aqueles que, mesmo em dose simples, conseguem manifestar-se. Isso significa que, quando um alelo dominante está presente, o organismo poderá ser homozigoto ou heterozigoto, e mesmo assim o fenótipo será expressado.

Um exemplo clássico é a produção de melanina, que é determinada por um alelo dominante que chamaremos de A. O outro alelo existente, a, é recessivo e determina a não produção dessa proteína. Em indivíduos AA e Aa, haverá produção de melanina, uma vez que o alelo A é dominante e mesmo em dose simples já se expressa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ O que são alelos recessivos?

Os alelos recessivos diferenciam-se dos alelos dominantes por não serem capazes de expressarem-se em heterozigotos. Esses alelos somente se expressam no fenótipo caso estejam presentes aos pares, ou seja, devem estar em homozigose.

Utilizando o mesmo exemplo citado anteriormente, temos que a falta de melanina somente ocorrerá quando os indivíduos forem homozigotos para o gene recessivo, ou seja, aa. Isso se deve ao fato de que o alelo a é recessivo, expressando-se apenas aos pares. A falta de melanina determina uma condição conhecida como albinismo (ver imagem no início deste texto), em que o indivíduo apresenta falta de pigmentação em pelos e pele e é mais suscetível a queimaduras solares e câncer de pele.

Atenção: Nem todos os alelos apresentam relação de dominância e recessividade entre si. Existem casos de dominância incompleta, quando a combinação de alelos produz um fenótipo intermediário, e de codominância, na qual ocorre a manifestação dos dois alelos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Melanina
Saiba mais sobre a melanina, onde ela é produzida e sua importância para o organismo.
O que é albinismo?
Você sabe o que é o albinismo? Clique aqui e saiba por que e como o albinismo ocorre!