Encéfalo

O encéfalo faz parte do sistema nervoso central e está localizado dentro da caixa craniana.

O nosso sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro.

O encéfalo tem sua origem ainda na fase embrionária, sendo formado a partir do tubo nervoso. É possível perceber, na região anterior do tubo, três regiões distintas chamadas de: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Durante o desenvolvimento embrionário, o prosencéfalo diferencia-se em telencéfalo e diencéfalo, enquanto o rombencéfalo diferencia-se em metencéfalo e no mielencéfalo. Apenas o mesencéfalo não apresenta diferenciação. A partir dessas cinco regiões, todo o encéfalo será formado.

Regiões que darão origem ao encéfalo em um humano adulto
Regiões que darão origem ao encéfalo em um humano adulto

A seguir, falaremos um pouco a respeito das regiões do encéfalo de um homem adulto.

- Cérebro: O cérebro é formado a partir do telencéfalo e constitui a parte mais desenvolvida do encéfalo. Muitas pessoas costumam usar de maneira errônea os dois termos como sinônimos. Uma característica marcante do cérebro é a presença de várias pregas que são conhecidas como giro ou circunvoluções.

O cérebro é dividido quase que completamente em dois hemisférios, que são unidos por uma estrutura denominada corpo caloso. Cada hemisfério é dividido em quatro lobos, que recebem o nome dos ossos do crânio localizados acima dele. Sendo assim, temos os lobos frontal, parietal, temporal e occipital.

A região do córtex (camada mais externa) é formada por corpos celulares, o que proporciona uma cor mais cinzenta a essa região. Já a região mais interna do cérebro é constituída pelos axônios, o que lhes confere uma coloração mais clara em virtude da presença do estrato mielínico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa porção do encéfalo é a encarregada de controlar as atividades motoras dos órgãos dos sentidos, além de estar relacionada à memória, capacidade cognitiva, linguagem, razão e emoções.

-Tálamo- São duas estruturas originadas do diencéfalo, constituídas por substância cinzenta. Estão localizadas logo abaixo do corpo caloso. Sua função principal é transmitir as mensagens dos órgãos do sentido (exceto órgãos do olfato) até o córtex cerebral.

-Hipotálamo- Região também originada do diencéfalo que está relacionada, entre outras funções, à regulação da temperatura do nosso corpo, fome, sede, concentração, funções endócrinas, comportamento sexual e respostas do sistema nervoso autônomo. O hipotálamo está localizado logo abaixo do tálamo.

-Mesencéfalo- Conhecido também como encéfalo médio, essa região é relacionada à postura corporal, atividade motora, movimentos de busca dos olhos, entre outras funções.

-Cerebelo- O cerebelo é uma região originada do metencéfalo e localizada na fossa craniana posterior. Possui uma forma ovalada, sendo que na região central ocorre uma constrição. Sua principal função é ajudar na coordenação dos movimentos e equilíbrio do corpo.

-Ponte- Estrutura originada do metencéfalo, formada principalmente de substância branca. Essa estrutura faz uma conexão com diversas partes do encéfalo. A ponte participa de algumas funções do bulbo.

-Bulbo- Originado do mielencéfalo, o bulbo é uma região contínua da medula espinhal. São importantes na coordenação de reflexos de tosse, espirro, salivação e deglutição. Além disso, controlam funções vitais como batimento cardíaco, respiração e pressão arterial.

Observe as diferentes partes do encéfalo
Observe as diferentes partes do encéfalo
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados