Esôfago

O esôfago é um órgão oco, de aproximadamente 25 cm de comprimento e 3 de largura. É constituído de tecido muscular e conjuntivo, sendo rico em vasos sanguíneos e glândulas mucosas. Estas últimas atuam contra organismos e partículas estranhas externas.

Exerce função relativa ao sistema digestório, sendo seu componente mais estreito. Localizado em frente à coluna vertebral, e também entre a laringofaringe e o estômago; conduz o alimento até este último. Assim como ele e o intestino, executa movimentos peristálticos na presença do alimento, facilitando tal trajeto, que dura aproximadamente cinco segundos, dependendo da consistência deste.

É dividido anatomicamente em três regiões. A primeira, a cervical, possui aproximadamente quatro centímetros, e tem contato direto com a traqueia. É predominantemente constituída de músculo estriado esquelético.

A segunda região do esôfago, a torácica, tem cerca de 18 cm, e segue a traqueia e a coluna vertebral, atrás do brônquio esquerdo. É predominantemente formada por músculo liso, tal como a porção abdominal. Essa última, de mais ou menos três centímetros, se encontra sobre o diafragma, e desemboca no estômago.

Possui nas suas duas extremidades estruturas musculares que controlam a abertura destes canais. A primeira, o esfíncter esofágico superior, se abre quando o alimento chega à faringe. Já o esfíncter esofágico inferior, quando este se aproxima da transição entre o esôfago e estômago. São os esfíncteres que impedem o refluxo alimentar, sendo que, quando isso ocorre, a sensação de queimação se dá em consequência dos componentes ácidos do estômago. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia






Localização do esôfago e de algumas estruturas relacionadas ao sistema digestório.
Localização do esôfago e de algumas estruturas relacionadas ao sistema digestório.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados