Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Eutrofização

Eutrofização

A eutrofização ocorre em razão do acúmulo de nutrientes, principalmente o fósforo e o nitrogênio.

Eutrofização
A poluição da água pode levar a um processo de eutrofização

Podemos caracterizar a eutrofização (termo vindo do grego que significa bem nutrido) como um processo em que ocorre um aumento na concentração de nutrientes (principalmente fósforo e nitrogênio) em ambientes aquáticos, tais como rios e lagos.

Com grande quantidade de nutrientes disponível, diversas mudanças podem ocorrer na comunidade aquática, dentre elas o aumento de determinadas espécies e diminuição de outras. Dentre as espécies que mais se reproduzem em ambientes eutrofizados estão as algas, cianobactérias e bactérias aeróbias.

O excesso de nutrientes pode ser um fator extremamente importante para aumentar o número de algas e cianobactérias do fitoplâncton em um ambiente (floração).  O aumento excessivo desses seres forma uma camada que faz com que a luz solar seja impedida de passar, o que, consequentemente, afeta o processo de fotossíntese realizado por algas e plantas aquáticas. Isso causa a morte dos organismos fotossintetizantes que não estão localizados nas camadas mais superficiais.

A grande quantidade de nutrientes, aumentada também pela morte das algas, ajuda na reprodução e aumento exagerado de bactérias aeróbias. Por utilizarem oxigênio na sua respiração, essas bactérias acabam consumindo grande quantidade desse gás, o que acarreta a morte de várias outras espécies, como os peixes e outros seres aquáticos. Vale destacar que, com a falta de oxigênio, as bactérias aeróbias também acabam morrendo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A eutrofização pode ocorrer naturalmente ou em razão da ação antrópica. Quando ocorre naturalmente, geralmente é relacionada ao transporte de matéria orgânica, que se acumula ao longo dos anos, configurando-se como um processo mais lento que o ocasionado pela ação do homem. A ocorrência desse fenômeno pela ação antrópica efetiva-se quando são lançados na água produtos resultantes de atividades industriais e agropecuárias, bem como esgoto doméstico, o que gera o aumento da disponibilidade de matéria orgânica e, consequentemente, a eutrofização. Muitos rios e lagos brasileiros sofrem com esse fenômeno, que ocasiona um grande dano ambiental, uma vez que diversos organismos da flora e fauna acabam morrendo.

Vale destacar que, ao lançar esgoto nas águas, também há o aumento da probabilidade de propagação de doenças. Diversas patologias causadas por platelmintos, nematelmintos e protozoários são transmitidas principalmente em razão da falta de um saneamento básico adequado. Percebe-se, portanto, que o lançamento de dejetos constitui também um problema de saúde pública.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados