Figo

Originário da região do Mediterrâneo, o figo possui uma boa quantidade de sais minerais e vitamina C. A Turquia e o Egito são uns dos principais produtores desse fruto.

Originário da região do Mediterrâneo, o figo é o fruto da figueira (Ficus carica), uma árvore da família Moraceae. O figo é uma das frutas consumidas desde a Antigüidade; a Bíblia relata que Adão, quando foi expulso do Éden, usou folhas de figueira para esconder sua nudez. Na verdade, a figueira é mais semelhante a um arbusto do que a uma árvore, já que possui entre 3 e 10 m de altura. Devido ao fato de exigir pouco em relação à qualidade do terreno e se adaptar bem a diferentes climas, ela se alastrou por várias partes do mundo, inclusive no Brasil, através dos colonizadores portugueses no século XVI.

O figo em si é uma fruta com um formato semelhante ao da pêra, porém um pouco menor: mede entre 3 e 7 cm. Suas cores podem variar; podem ser pretos, roxos, vermelhos, verdes ou amarelos. Essas frutas possuem uma polpa comestível, suculenta, e devido ao fato de serem ricas em açúcar, são altamente energéticas.

O figo possui uma boa quantidade de sais minerais, destacando o Potássio, o Cálcio e o Fósforo, importantes para a formação dos ossos e para o bom funcionamento do organismo. O fruto também possui uma quantidade significativa de vitamina C, além de combater inflamações no sistema respiratório e possuir ação laxativa suave.

Seu período de safra vai de janeiro a abril. No Brasil, a cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, se destaca na produção da fruta. O figo pode ser consumido in natura, além de ser empregado na fabricação de doces e sobremesas. Os maiores produtores mundiais da fruta são a Turquia, o Egito e outros países do Mediterrâneo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Figo
Figo
Publicado por: Tiago Dantas

Assuntos Relacionados