Você está aqui Mundo Educação Biologia Fisiologia nas provas do Enem

Fisiologia nas provas do Enem

A Fisiologia nas provas do Enem é abordada normalmente envolvendo questões cotidianas e que levam o aluno a pensar no problema, indo além do simples fato de decorar processos.

Fisiologia nas provas do Enem
Os estudos em Fisiologia abordam o funcionamento dos diferentes sistemas

A Fisiologia é a parte da Biologia que estuda o funcionamento do corpo como um todo. Ao estudar Fisiologia, compreendemos melhor como cada órgão e sistema funcionam para garantir o equilíbrio do organismo. Diante da importância dessa disciplina, ela é frequentemente cobrada nas provas do Enem.

Como a fisiologia é abordada no Enem?

As provas do Enem são bastante contextualizadas, adequando o conteúdo ao cotidiano do aluno. A Fisiologia é abordada, portanto, com questões que exigem uma boa interpretação.

Veja a seguir uma questão de 2015 que aborda o sistema digestório, tema que também foi abordado na prova de 2014 e que é, portanto, bastante recorrente:

Uma enzima foi retirada de um dos órgãos do sistema digestório de um cachorro e, após ser purificada, foi diluída em solução fisiológica com os seguintes conteúdos:

‡ Tubo 1: carne

‡ Tubo 2: macarrão

‡ Tubo 3: banha

Em todos os tubos foi adicionado ácido clorídrico (HCl), e o pH da solução baixou para um valor próximo a 2. Além disso, os tubos foram mantidos por duas horas a uma temperatura de 37 °C. A digestão do alimento ocorreu somente no tubo 1.

De qual órgão do cachorro a enzima foi retirada?

a) Fígado.

b) Pâncreas.

c) Estômago.

d) Vesícula biliar.

e) Intestino delgado.

Resolução: Letra c. Para responder a essa questão, é necessário compreender que uma enzima foi retirada do sistema digestório e submetida à ação de ácido clorídrico em uma temperatura em torno de 37°C. Passado algum tempo, a enzima causou a digestão da carne. Com esses dados, é possível concluir que a enzima é capaz de decompor proteínas e sua ação não é afetada pelo ácido. Assim sendo, trata-se de uma enzima do estômago, pois é nesse órgão que é secretado o suco gástrico, o qual contém HCl e pepsinogênio, que é ativado e convertido em pepsina e que apresenta capacidade de quebrar proteínas.

Em 2013, uma das questões que abordavam Fisiologia tratava do sistema cardiovascular. Veja:

A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O).

Observe a ilustração retirada do livro De Motu Cordis
Observe a ilustração retirada do livro De Motu Cordis

Disponível em: www.answers.com. Acesso em: 18 dez. 2012 (adaptado).

A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e:

a) pressão arterial.

b) válvulas venosas.

c) circulação linfática.

d) contração cardíaca.

e) transporte de gases.

Resolução: Letra b. Com a demonstração de Harvey, é possível perceber que não há retorno do sangue para a área vazia. Isso demonstra a existência de válvulas nas veias, as quais têm a função de impedir o refluxo do sangue.

Observe outra questão do Enem de 2011. Ela abordou o tema vacina, o qual está relacionado com o nosso sistema imunológico.

Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.

A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque

a) possui anticorpos contra o agente causador da doença.

b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.

c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.

d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.

e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

Resolução: Letra e). As vacinas são produzidas a partir do agente causador da doença, o qual é inserido no paciente para que este produza anticorpos e células de memória. Assim, quando o organismo entrar em contato novamente com o agente causador da enfermidade, uma resposta rápida será gerada.

A Fisiologia, como pode ser visto nas questões resolvidas no texto, é abordada de forma contextualizada e com uma abordagem que faz com que o aluno pense a respeito do problema. Não pense, no entanto, que não é necessário conhecer os órgãos dos sistemas e seus processos. Uma questão só será bem interpretada se o candidato for capaz de associar a teoria ao problema indicado em cada questão.

Boa prova!

Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados