Gabiroba

Da mesma família da goiaba, a gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), da família Myrtaceae, é o fruto da gabirobeira e é encontrada nas regiões do cerrado brasileiro. Seu nome tem origem indígena e significa “casca amarga”. A gabirobeira pode atingir até quinze metros de altura, e possui floração abundante nos meses de setembro a novembro, com frutificação nos meses de novembro e dezembro.

Árvore melífera, seus frutos são muito saborosos e ricos em vitamina C. Por não precisar de podas de condução e possuir flores brancas em abundância na época da floração, é utilizada como árvore ornamental. Recomenda-se seu uso para arborização urbana, pois é uma árvore muito resistente à poluição. Pode ser utilizada também para reflorestamento de áreas degradadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A gabirobeira é fonte de alimentos para aves, pequenos mamíferos, peixes e répteis como o lagarto-teiú, que é um dos dispersores de suas sementes. Suas folhas são utilizadas no combate à gripe; e as cascas da árvore, por possuírem substâncias adstringentes, são utilizadas em casos de diarreia, câimbras e problemas urinários.

A madeira da gabirobeira tem uso limitado na construção civil, sendo mais utilizada como lenha e carvão.

A gabirobeira possui floração abundante, por isso pode ser utilizada como árvore ornamental
A gabirobeira possui floração abundante, por isso pode ser utilizada como árvore ornamental
Publicado por: Paula Louredo Moraes

Assuntos Relacionados