Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Gravidez
  4. Gêmeos coligados, unidos, ou siameses

Gêmeos coligados, unidos, ou siameses

Gêmeos podem ser fraternos, quando dois ou mais ovócitos são fecundados, cada um, por dois ou mais espermatozoides; ou idênticos, quando um único zigoto se divide em dois ou mais embriões. Irmãos siameses pertencem ao segundo grupo.

Este é um caso raro de gestação: a cada 100 mil nascimentos, um é de gêmeos coligados. Neste tipo especial de gravidez, a separação dos embriões ocorre depois do nono dia, e não se dá de forma completa. Assim, origina crianças que têm partes do corpo em comum, e que geralmente também compartilham órgãos. Em maior frequência, elas se encontram unidas pelo tórax, e neste caso são chamadas de gêmeas xifópagas.

O nome “gêmeos siameses” faz referência a dois irmãos coligados que viviam no Sião, atual Tailândia: Chang e Eng. Os dois eram artistas circenses, e fizeram muitas viagens pelo mundo, popularizando este tipo de expressão ao se referir a gêmeos deste tipo. Eles viveram por 63 anos, e tiveram 22 filhos.

Dependendo da forma com que os irmãos se encontram unidos, podem ser separados cirurgicamente. Entretanto, este procedimento médico é bastante delicado, e em muitos casos, resultar necessariamente na morte de uma das crianças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Ronnie e Donnie: os mais antigos gêmeos siameses do mundo
Ronnie e Donnie: os mais antigos gêmeos siameses do mundo

Assuntos Relacionados