Goiaba

A goiaba é um fruto carnoso, de casca verde e muito rico em fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol. Em seu interior há uma polpa branca, rosada, vermelha, amarela, pode ser encontrado de diferentes tamanhos.

A goiaba pode ser consumida in natura, na forma de doces, em compotas, geléias e sucos. Contém importantes sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio, é rica em vitamina A, essencial para a pele e visão. Possui também vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo, e a vitamina C, que aumenta a resistência do organismo contra gripes e resfriados, fortalece ossos e dentes, combate hemorragias, auxilia no processo de cicatrização. Pode retardar o envelhecimento da pele, devido um de seus componentes, o antioxidante licopeno.

Prefira consumi-la ao natural, assim todos os nutrientes, principalmente a vitamina C, são conservados. Em bom estado, a goiaba conserva-se por uma semana em geladeira. Por se tratar de uma fruta que estraga facilmente, o melhor é limpá-la antes de guardar.

O chá da goiaba é eficaz em gargarejos, contra infecções da boca ou garganta.

É indicada para pessoas de qualquer idade e pode fazer parte de qualquer tipo de dieta. Deve ser evitada apenas por pessoas que têm o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.

É uma fruta originária das regiões tropicais da América, incluindo o Brasil, sendo que a maior parte da produção concentra-se no estado de São Paulo, na região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

O período de safra compreende os meses de janeiro a maio.
Goiaba
Goiaba
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas

Assuntos Relacionados