Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Genética
  4. Gregor Mendel

Gregor Mendel

Gregor Mendel foi um dos precursores nos estudos de Genética. Sua pesquisa obteve sucesso graças à escolha correta da planta.

Gregor Mendel
Gregor Mendel

Johann Mendel é o nome de batismo do monge Gregor Mendel, nascido na cidade de Heinzerdorf, atual república Tcheca, em junho de 1822, meses antes de o Brasil passar de mera colônia portuguesa para o nível de império.

Mendel, diferente do que muitos pensam, não foi o primeiro a estudar as questões de herança em relação à formação de híbridos, entretanto, seu modelo de pesquisa apresentou, pela escolha correta da planta, pela própria organização e criteriosa seleção feita por Mendel, os objetivos finais por ele esperado.

Nascido de pais trabalhadores do campo, Mendel iniciou sua vida religiosa aos 21 anos, quando ingressou no Convento da Ordem dos Agostinianos em Brno, o que permitiu a ele, além de continuar seus estudos, desenvolver posteriormente suas teorias. Foi neste momento de sua vida que o jovem Johann Mendel passou a ser chamado de Gregor Mendel.

Após sua ordenação em 1847, Mendel passou a assumir atribuições pastorais, entretanto, tinha maiores afinidades para o ensino e tentou, sem êxito, o reconhecimento do estado para poder lecionar. Em razão desse desejo, em 1851, Mendel se mudou para Viena a fim de estudar na Universidade local, para se qualificar nas áreas de matemática e biologia, retornando posteriormente a Brno, em 1854, para retomar suas funções e novamente buscar aprovação no exame de qualificação.

Infelizmente para Mendel, novamente seu intento não obteve êxito. Segundo alguns historiadores, a reprovação se deu em virtude da divergência entre as ideias de Mendel e as de um examinador com relação à reprodução sexuada em plantas. Precisa dizer quem estava certo? Mendel, é claro! Suas ideias eram tão avançadas para época que não eram compreendidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, essa aparente derrota proporcionou a ele tempo para promover suas ideias. Baseado nos estudos e métodos de pesquisa aprendidos na Universidade, Mendel realizou pesquisas com um nível estatístico elevado e com um nível de exatidão que só poderia ser atestado com o advento de tecnologias modernas.

O trabalho de Mendel obteve sucesso graças a vários fatores, entre eles podemos destacar:

- O uso de plantas com características que favoreciam a realização de cruzamentos e a produção de indivíduos “puros”, além de poderem ser plantadas em pouco espaço com a produção de indivíduos com muitas variedades de características. A planta escolhida por Mendel foi uma espécie de ervilha do gênero Pisum.


Pisium sativum (ervilha de cheiro)

- O método de estudo e obtenção de espécies puras através da seleção e promoção de retrocruzamentos permitiu que Mendel observasse determinadas frequências que ocorriam e que por ele foram brilhantemente observadas e “traduzidas”.

Fabrício Alves Ferreira
Graduado em Biologia
Equipe Mundo Educação

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados