Herbário

O herbário é um local onde é possível obter informações a respeito da biodiversidade vegetal de uma área.

O termo herbário refere-se a um conjunto de espécimes vegetais secas, distribuídos de acordo com um determinado sistema de classificação, que podem ser utilizados para fins de estudo e até mesmo apreciação. De uma maneira simplificada, podemos dizer que o herbário funciona como uma espécie de arquivo onde é possível coletar informações diversas sobre plantas, tais como habitat, aspectos gerais da morfologia do vegetal, entre outras.

Nos herbários, as plantas são armazenadas na forma de exsicatas. Para a confecção dessas peças, os pesquisadores prensam a planta e levam-na até uma estufa. Após estarem secos, esses fragmentos do vegetal são fixados em cartolina ou outro papel, seguindo os padrões estabelecidos pelo herbário. Vale destacar que as plantas devem ser coletadas em estado fértil, ou seja, na fase em que apresentam flores e frutos. Essa medida é importante para que a planta seja identificada adequadamente.

Além disso, para que a planta seja armazenada em um herbário, é fundamental o preenchimento de uma ficha que apresente informações relevantes sobre o espécime, tais como quem coletou o material, habitat, data da coleta e dados que se perderão com a secagem, como a coloração das flores, folhas e frutos.

Após produzidas e armazenadas nos herbários, as exsicatas podem permanecer por anos sem que se percam dados. Entretanto, para que a conservação seja conseguida, são fundamentais alguns cuidados, tais como o manuseio cuidadoso e a manutenção adequada da temperatura e umidade. Esses dois últimos pontos são essenciais para evitar que as plantas sofram ataques de fungos e insetos, o que poderia destruir todo o acervo do herbário. Vale frisar que o uso de naftalina não é mais recomendado, pois descobriu-se que o produto pode causar danos à saúde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante das novas tecnologias disponíveis e da grande capacidade de troca de informações com o uso da internet, muitos herbários estão optando por digitalizar as exsicatas. Isso faz com que os exemplares possam ser acessados por uma grande quantidade de pessoas ao redor do mundo, diminuindo o manuseio do material e, consequentemente, a sua deterioração.

As informações contidas em um herbário são extremamente importantes, pois aumentam o conhecimento a respeito da biodiversidade vegetal de uma determinada região. Além disso, essas informações são úteis, principalmente, em estudos taxonômicos e de florística, que visam à listagem das espécies contidas em uma determinada área.

Conhecendo-se a diversidade da nossa flora, é possível criar medidas para a proteção desse importante recurso natural, além de possibilitar a criação de trabalhos que possibilitem a recuperação de áreas degradadas. Sendo assim, além do papel acadêmico, os herbários exercem um papel social.

 Os herbários armazenam plantas na forma de exsicatas
Os herbários armazenam plantas na forma de exsicatas
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados