Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Herbivoria

Herbivoria

Na natureza existem diferentes tipos de interações, a herbivoria é um exemplo de relação interespecífica, em que um animal alimenta-se de partes vivas dos vegetais.

A herbivoria é uma relação interespecífica prejudicial às plantas
A herbivoria é uma relação interespecífica prejudicial às plantas

Na natureza existem diferentes tipos de interações, que podem ocorrer dentro de uma espécie (relação intraespecífica) ou então entre espécies (relação interespecífica). Nessas relações, algumas proporcionam benefícios para ambas as espécies, por isso são chamadas de relações positivas, e outras nas quais há prejuízo para umas das espécies, sendo por isso consideradas relações negativas.

Um exemplo de relações interespecíficas é a herbivoria, na qual um animal se alimenta de partes vivas dos vegetais, sendo bom para o animal, mas prejudicial para as plantas.

Para conter esse tipo de prejuízo, certas plantas possuem mecanismos de defesa mecânicos e físicos. Um exemplo de mecanismo de defesa físico é a presença de espinhos, o que dificulta a coleta de partes vegetais. Os mecanismos químicos envolvem toxinas produzidas pela planta, que afastam os animais, seja pelo sabor desagradável, seja pelo vegetal ser indigesto. Há casos também que envolvem formigas na proteção de vegetais. As formigas se alimentam de néctar ou de outros produtos da planta e ao defender seu território, protegem-na da herbivoria. Algumas plantas também desenvolvem maior capacidade de recuperação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um animal quando se alimenta de vegetais, seres chamados autótrofos ou produtores, está adquirindo energia que foi captada pelas plantas para sua sobrevivência e reprodução. Assim, a herbivoria é uma relação de grande importância, pois é a partir dela que os nutrientes e energia chegam a outros níveis tróficos da cadeia alimentar.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados