Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Hora do Planeta 2019

Hora do Planeta 2019

“A Hora do Planeta 2019 acontecerá no dia 30 de março (sábado) e contará com a participação de vários países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.”

Todos os anos, em março, é realizado um movimento que tem como objetivo mandar uma mensagem ao mundo acerca dos riscos que ele corre no caso de não serem adotadas medidas sustentáveis de desenvolvimento. Essa campanha é conhecida como a Hora do Planeta® e é promovida pela World Wildlife Fund (WWF).

→  Hora do Planeta

A Hora do Planeta, que ocorreu pela primeira vez em 2007, na Austrália, é um movimento mundial que hoje inclui mais de 150 países e territórios ao redor do mundo. Esse ato simbólico tenta demonstrar a preocupação da população com o meio ambiente e estimular o desenvolvimento de medidas para conter o avanço de nossos impactos no planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Impactos ambientais

O movimento apresenta uma ideia bastante simples: apagar as luzes por uma hora. Esse ato, entretanto, não é capaz de salvar o planeta, mas é importante para que toda a população conscientize-se de que é necessário mudar o nosso modelo de desenvolvimento

Ao apagar as luzes, mostramos que nos interessamos pelo planeta e que estamos conscientes de que precisamos mudar. Reafirmamos também um compromisso com a luta contra o agravamento do aquecimento global e das mudanças climáticas.

O objetivo principal da Hora do Planeta não é promover a economia de energia com as luzes apagadas, mas sim despertar o interesse de todos a respeito das questões ambientais. As mudanças que estão ocorrendo no meio ambiente deixa cada vez mais claro que nós, humanos, somos os culpados por elas. Sendo assim, o planeta necessita da ajuda de todos e da criação de medidas que possam reverter esse quadro de maneira urgente. 

De acordo com André Nahur, o coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil: “A Hora do Planeta inicia a conversa e envolve centenas de milhões de pessoas em todo o mundo em uma verdadeira ação climática. A homenagem a quem faz a diferença é mais uma maneira de dizer que a mudança é possível”.

→ A Hora do Planeta 2019

Hora do Planeta 2019
Mostre que você também se importa com o planeta e una-se a esse ato.

No ano de 2019, a Hora do Planeta ocorrerá no dia 30 de março (sábado), das 20h30 às 21h30. Na campanha desse ano, o slogan utilizado é #ConectadoNoPlaneta e enfoca a relação existente entre nossas ações e as mudanças climáticas e a biodiversidade.

Leia também: Principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil

Qualquer pessoa pode participar da Hora do Planeta, basta desligar as luzes de sua residência. Por ser uma ação voluntária, não existe uma participação total da população e, portanto, a cidade não ficará completamente às escuras. Além disso, as cidades participantes tomam todas as precauções para garantir que as luzes de locais essenciais, como as de ruas e as de semáforos, continuem acesas.  

Para que uma cidade participe da Hora do Planeta, é necessário o cadastramento na WWF. Para ser reconhecido oficialmente, o pedido deve ser feito por uma pessoa com posição de autoridade governamental.

No ano de 2019, até o dia 29 de março, 95 cidades brasileiras já estavam inscritas no site da Hora do Planeta para participar desse importante ato. Diversos eventos estão previstos e ao todo espera-se que 130 monumentos no Brasil sejam apagados. Entre os monumentos podemos citar os presentes na Praça Sete, em Belo Horizonte, o Bondinho Pão de Açúcar, no Rio, e a estátua de Iracema, em Fortaleza.

Entre os eventos oficiais que ocorrerão na Hora do Planeta destacam-se a pedalada noturna em Campo Grande e o grande evento em Brasília, que contará com 9 horas de programação. Em Brasília, o evento ocorrerá na sede do WWF-Brasil e terá feira de adoção, várias oficinas, feira sustentável e atrações musicais. O evento será gratuito e aberto ao público.

→ Como eu posso participar da Hora do Planeta 2019?

Conectado no planeta
Faça você também parte desse ato promovido pela WWF.

Você pode participar da Hora do Planeta 2019 visitando alguns dos eventos que ocorrerão no país ou apenas desligando as luzes de sua casa às 20h30 até 21h30 do dia 30 de março. Lembre-se que esse ato é um momento de reflexão sobre nosso impacto no planeta e uma forma de mostrar que nos importamos com o meio ambiente. Entretanto, nossas ações de preservação do ambiente devem nos acompanhar todos os dias do ano.

Não deixe de conhecer o site oficial da Hora do Planeta: www.horadoplaneta.org.br.

 

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Iniciativa da WWF, a Hora do Planeta é uma campanha que conscientiza sobre a necessidade de adoção de medidas sustentáveis de desenvolvimento.
Iniciativa da WWF, a Hora do Planeta é uma campanha que conscientiza sobre a necessidade de adoção de medidas sustentáveis de desenvolvimento.

Assuntos Relacionados