Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Hora do Planeta 2020

Hora do Planeta 2020

A Hora do Planeta® é uma famosa campanha, promovida pela World Wildlife Fund (WWF), que acontece anualmente, no mês de março. Esse movimento tem como objetivo mandar uma mensagem ao mundo sobre os riscos que o nosso planeta corre, caso não sejam adotadas medidas sustentáveis de desenvolvimento. A ideia do movimento é bastante simples e consiste em desligar as luzes na data estipulada, a fim de mostrar sua preocupação pelo planeta.

Leia também: Causas da perda de biodiversidade

A Hora do Planeta

A Hora do Planeta, que ocorreu pela primeira vez em 2007, na Austrália, é um movimento mundial que, hoje, inclui 188 países e territórios ao redor do mundo. Esse ato simbólico tenta demonstrar a preocupação da população com o meio ambiente e estimular o desenvolvimento de medidas para conter o avanço de nossos impactos no planeta.

O movimento apresenta uma ideia bastante simples: apagar as luzes por uma hora. Esse ato, entretanto, não é capaz de salvar o planeta, mas é fundamental para que toda a população conscientize-se de que é necessário mudar o nosso modelo de desenvolvimento.

Em 28 de março, demonstre sua preocupação pelo planeta aderindo ao movimento a Hora do Planeta.
Em 28 de março, demonstre sua preocupação pelo planeta aderindo ao movimento a Hora do Planeta.

Ao apagar as luzes, mostramos que nos importamos com o planeta e que estamos conscientes de que precisamos mudar; reafirmamos também um compromisso com a luta contra o agravamento do aquecimento global e das mudanças climáticas.

De acordo com Adre Nahur, o coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF Brasil, “A Hora do Planeta inicia a conversa e envolve centenas de milhões de pessoas em todo o mundo em uma verdadeira ação climática”.

O objetivo principal da Hora do Planeta não é promover a economia de energia com as luzes apagadas, e sim despertar o interesse de todos a respeito das questões ambientais. As mudanças no meio ambiente estão ocorrendo, estando cada vez mais claro que nós, humanos, somos os culpados por elas. Sendo assim, o planeta necessita da ajuda de todos e da criação de medidas que possam reverter esse quadro de maneira urgente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Hora do Planeta 2020

No ano de 2020, a Hora do Planeta ocorrerá no dia 28 de março (sábado), das 20h30 às 21h30. O mote da campanha é #ConectadoNoPlaneta e chama-nos a refletir sobre nosso papel no enfrentamento das mudanças climáticas e a na preservação da biodiversidade. A campanha voltada para a relação entre mudanças climáticas e importância da biodiversidade é uma estratégia de três anos, que se iniciou em 2018 e finaliza-se neste ano.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode participar da Hora do Planeta, basta desligar as luzes de sua residência. Como se trata de uma ação voluntária, não existe uma participação total da população e, portanto, a cidade não ficará completamente às escuras. Além disso, as cidades participantes tomam todas as precauções para garantir que as luzes de locais essenciais, como as de ruas e semáforos, continuem acesas.

Para que uma cidade participe da Hora do Planeta é necessário seu cadastramento na WWF. Para ser reconhecido oficialmente, o pedido deve ser feito por uma pessoa com posição de autoridade governamental.

No ano de 2019, última edição do evento, 188 países e territórios participaram e 17.900 ícones tiveram suas luzes apagadas em todo o mundo. No Brasil, no mesmo ano, 147 cidades participaram, 1500 ícones foram apagados, e 160 empresas e organizações aderiram ao movimento. Na internet, 26 países tiveram as hashtags #EarthHour e #Connect2Earth nos treding topics.

Para o ano de 2020, várias prefeituras, empresas, grupos de jovens, escoteiros e escolas já registraram sua participação no site da WWF Brasil. Entre as prefeituras que confirmaram a adesão ao movimento estão: Prefeitura de Fortaleza (CE); Prefeitura de Itajaí (SC); Prefeitura Municipal de Águas da Prata (SP); Prefeitura Municipal de Canoas (RS); Prefeitura Municipal de Jataí (GO); Prefeitura Municipal de Osasco (SP); Prefeitura Municipal de Natal (RN); Prefeitura Municipal de Iperó (SP); e Prefeitura Municipal de Tangará da Serra (MT).

Leia também: 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente

Como eu posso participar da Hora do Planeta 2020?

Você pode participar da Hora do Planeta 2020 visitando alguns dos eventos que ocorrerão no país ou desligando as luzes de sua casa, das 20h30 até 21h30, no dia 28 de março. Você pode também fazer menção sobre o evento nas suas redes sociais, promovendo, assim, uma maior divulgação desse importante ato. Ao postar algo relacionado à Hora do Planeta, utilize as hastags #HoraDoPlaneta, #ConectadoNoPlaneta, #EarthHour ou #Connect2Earth. Você pode também baixar no site da WWF vários banners, gifs, cartazes, vídeos e posts para o whatsapp, de maneira gratuita, para ajudar na divulgação.

Use você também a sua voz para evitar práticas que prejudiquem o meio ambiente.
Use você também a sua voz para evitar práticas que prejudiquem o meio ambiente.

Além disso, uma das novidades do ano de 2020 é que os participantes poderão registrar seu apoio assinando a petição Voz pelo Planeta. As assinaturas de pessoas de todo o mundo serão apresentadas em fóruns globais, a fim de conseguir acordos que visem a preservação do meio ambiente.

Lembre-se de que a Hora do Planeta é um momento de reflexão sobre nosso impacto na Terra e uma forma de mostrar que nos importamos com o meio ambiente, entretanto, nossas ações de preservação dele devem acompanhar-nos todos os dias do ano. Sendo assim, utilize esse momento para modificar ou melhorar a forma como você se conecta com o meio em que todos vivemos.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados