Jenipapo

O jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central. É rico em ferro e contém cálcio, hidratos de carbono, vitaminas B1, B2, B5 e C.

Jenipapo
Jenipapo

O jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central. A fruta que é semelhante ao figo, chega a ter 10 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro. A polpa aromática, de sabor ácido e cor amarelo-pardacenta é utilizada no preparo de compotas, doces, xaropes, bebidas, refrigerante e licor.

O fruto deve ser colhido no tempo certo de amadurecimento, para que possa ser melhor utilizado. Pode ser consumido também ao natural. O jenipapo é utilizado na medicina caseira, como fortificante e estimulante do apetite. É indicado contra a anemia e doenças do baço e do fígado.

O jenipapo é rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C.

O fruto verde fornece um suco de cor azulada, usado para tingir tecidos, artefatos de cerâmica e tatuagem. Jenipapo, em tupi-guarani significa “fruta que serve para pintar”, os indígenas a utilizavam há milênios em tatuagens, pintura corporal e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados