Kiwi

O Kiwi é uma ótima fonte de vitaminas A, C, E, do complexo B e de sais minerais, como o potássio, magnésio, cobre e fosfato.

O Kiwi é o fruto de algumas espécies do gênero Actinidia e seus híbridos. O mesmo é originário do sul da China, tendo inclusive sido declarado o Fruto Nacional daquele país. De lá, o kiwi foi levado para a Nova Zelândia, onde se espalhou pela Europa, América do Norte e América do Sul. A fruta é típica de climas temperados, se desenvolvendo em temperaturas abaixo de 15ºC.

O kiwi é um fruto oval e apresenta uma casca fibrosa, de coloração castanho-esverdeada, que reveste uma polpa verde brilhosa. Quanto atinge sua maturação, é macio, suculento e possui um sabor doce e ligeiramente ácido. O kiwi começou a ser incorporado na alimentação do brasileiro há pouco tempo; o plantio da fruta se concentra nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O fruto é uma ótima fonte de vitaminas A, C, E, do complexo B e de sais minerais, como o potássio, magnésio, cobre e fosfato. Além disso, o kiwi possui propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas. Em virtude de sua grande quantidade de fibras, também possui efeitos laxativos.

O kiwi é consumido in natura, além de ser empregado na produção de sucos, doces e sorvetes. Devido à presença da enzima actinidina, a fruta também pode ser usada como amaciante de carne natural. Na hora da compra, é recomendável escolher frutos firmes e deixar que os mesmos amadureçam em casa.

O maior produtor mundial de kiwis é a Itália, seguida pela Nova Zelândia, Chile, França, Grécia, Japão e Estados Unidos. Embora a fruta tenha se originado na China, o país nunca foi, de fato, um grande exportador da mesma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Kiwi
Kiwi
Publicado por: Tiago Dantas

Assuntos Relacionados