Lampreias

Filo Chordata
Subclasse Agnatha
Classe Cyclostomata
Ordem Petromyzoniformes
Família Petromyzontidae
Principais Gêneros: Petromyzon, Lampetra, Entosphenus e Ichthyomyzon.

As lampreias são animais aquáticos; cilíndricos; de cauda comprida; corpo liso, com escamas secretoras de muco e boca circular cheia de dentes córneos e com língua cartilaginosa, mas sem mandíbula. Possuem esqueleto cartilaginoso, coluna vertebral incompleta e encéfalo e crânio rudimentares; olhos bem desenvolvidos, narina e fendas branquiais.

Podem atingir até um metro de comprimento e, devido à ausência de nadadeiras, utilizam a boca para se fixarem às rochas, quando as correntes são muito fortes.

Muitos destes animais são ectoparasitas de peixes, alimentando-se do sangue e fluidos corporais destes até que, mais tarde, têm seus sistemas digestivos atrofiados e passam a se dedicar unicamente à reprodução.

Quanto a esta última, são animais dióicos, com fecundação externa na água. Para troca de gametas, retornam às águas continentais com correntes para depositar seus ovos em água com salinidade menor, morrendo logo em seguida.

O desenvolvimento é indireto, com larvas denominadas amocetes. Estas vivem entre 3 e 7 anos, enterradas ao substrato destas regiões. Quando adultas, vivem próximas à costa na qual nasceram, em pequenas profundidades.

Devido ao seu hábito reprodutivo e ao fato de morarem enterradas durante tempo considerável, a construção de barragens e poluição vem diminuindo consideravelmente o número de indivíduos de diversas espécies destes animais. Seu uso na culinária pode, também, contribuir para este quadro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

A lampreia é uma espécie ameaçada de extinção.
A lampreia é uma espécie ameaçada de extinção.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados