Língua

A língua é um importante órgão móvel, formado por dezessete músculos do tipo estriado esquelético, intercalado com tecido adiposo. Está ligada à epiglote, ao osso hioide, palato mole, faringe e laringe; projetando-se para a região localizada próxima aos dentes incisivos inferiores.

É coberta por uma membrana mucosa, ajudando a umedecer a boca e o alimento; e também a proteger o organismo contra patógenos. Nesta membrana, existem projeções denominadas papilas, sendo estas essenciais para a sinalização de sensações gustativas, de textura, viscosidade, temperatura, dentre outras; já que possuem receptores para tal. Exercendo não apenas funções relativas às sensações e articulação de palavras, ela também auxilia na mastigação e deglutição; ao misturar a saliva com o alimento, pressionar o bolo alimentar contra os dentes, e depois empurrar este para a faringe.

Na porção dorsal, está delimitada longitudinalmente pelo sulco lingual, dividindo-a em duas metades simétricas. Nesta região apresenta, além de papilas; glândulas e folículos linfáticos.

Na sua porção inferior, possui uma prega vertical denominada frênulo, ligando esta região ao assoalho da boca. Quando esta se apresenta muito curta, pode causar problemas na fala. Esta condição, denominada anquiloglossia, é conhecida popularmente como “língua presa”. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia







O frênulo liga a língua ao assoalho da boca.
O frênulo liga a língua ao assoalho da boca.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados